Hospital de Gambelas fez cirurgia inédita em Portugal

Uma cirurgia inédita, feita pela primeira vez em Portugal, de correção do terço médio da face com distrator externo, realizou-se […]

Uma cirurgia inédita, feita pela primeira vez em Portugal, de correção do terço médio da face com distrator externo, realizou-se no Hospital Particular de Gambelas, em Faro. 

Este anúncio foi feito esta sexta-feira, 30 de Junho, pelo Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA).

«O doente tem uma doença rara – Acrodisostose – onde as extremidades não ossificam corretamente, produzindo uma incapacidade funcional e estética importantes», explica o HPA.

Segundo os cirurgiões responsáveis,David Sanz (cirurgião maxilo-facial) e David Ângelo (estomatologista), esta cirurgia «é tecnicamente complexa, mas o planeamento muito rigoroso que realizámos em 3D, permitiu reduzir os riscos cirúrgicos e prever o resultado final».

Assim foram realizadas duas osteotomias (corte no osso) e colocado um distrator, que será ativado todos os dias produzindo um avanço progressivo do osso e dos tecidos moles ao ritmo de 1 milímetro por dia e, desta forma, projetando todo o centro da face.

Esta técnica permite que se façam grandes movimentos ósseos sem comprometer os tecidos anexos. «No final das sete horas e meia de cirurgia, a equipa e a família manifestaram-se muito satisfeitas com os resultados», conclui o HPA.

Comentários

pub