Festival MED arranca esta quinta-feira para agitar o Centro Histórico de Loulé

Está tudo a postos para o arranque do 14º Festival MED que, entre esta quinta-feira, 29 de junho, e o […]

Está tudo a postos para o arranque do 14º Festival MED que, entre esta quinta-feira, 29 de junho, e o próximo domingo, 2 de julho (dia de entrada livre), irá levar ao Centro Histórico da cidade de Loulé as músicas e culturas do mundo, num ambiente verdadeiramente único.

Com nove palcos distribuídos pelo recinto, o evento conta este ano com mais de 250 músicos, 55 bandas de 21 nacionalidades diferentes e mais de 75 horas de música.

Apresentando um cartaz musical de excelência, o MED volta a apostar na qualidade artística de nomes consagrados da World Music mas também de novos projetos que terão aqui a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho, no ano em que o evento foi distinguido como Melhor Festival de Média Dimensão da Península Ibérica, pelos Iberian Festival Awards.

Sendo o Festival MED uma fusão de vertentes culturais, a par da música este evento traz muitas outras propostas ao público sempre atento às tendências atuais e ávido por novas experiências.

Artes plásticas, cinema, poesia, turismo criativo, animação de rua, concertos improváveis em espaços inusitados e a conferência Talk MED’17 são algumas das vertentes de um programa diversificado que irá agitar as ruas estreitas e sinuosas da Zona Histórica de Loulé.

Para além dos artistas já anunciados, a animação de rua e os concertos improváveis contarão com os Al Fanfare, Ao Luar Teatro, Associação Artística Satori, Rhakatta, Afonso Dias, Música Suspensa, Dom Caixote&Sancho Dança, Eduardo Ramos, Vicenteatro e Maragatos.

 

O folclore estará representado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime, Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé e Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião.

Numa homenagem ao Cante Alentejano, irão percorrer o recinto para mostrar ao público todo o tipicismo deste Património Imaterial da Humanidade o Grupo Coral Masculino “Vozes de Almodôvar”, Grupo Coral Feminino “Andorinhas do Rosário”, Grupo Coral Feminino “Mondadeiras de Santa Cruz”, Grupo Coral Masculino “Vozes da Aldeia” e Grupo Coral Feminino “Estevas em Flor”.

Já no Palco Arco, a proposta são concertos “one man show”. Nanook e Amar Guitarra são os artistas residentes.

O colorido e a diversidade de uma centena de expositores de artesanato voltam a marcar presença no MED. A par de uma forte aposta no artesanato internacional, com especial incidência no magrebino, esta mostra conta igualmente com as novas tendências do artesanato e produtos regionais.

Bijutaria, têxteis e vestuário, chás, ervas aromáticas ou instrumentos musicais tradicionais são alguns dos produtos que o visitante poderá adquirir.

A gastronomia é uma das grandes apostas da organização. Tendo como missão a fusão de culturas, pretende-se transportar os visitantes do festival para outras paragens, tradições e sabores.

A gastronomia tem, por isso, um papel preponderante nesta viagem pelos sentidos. De Portugal à Grécia, passando por Espanha ou Marrocos, são vários os países cuja gastronomia tem lugar reservado no Festival MED. Mas nesta 14ª edição o grande destaque será a Dieta Mediterrânica.

O Open MED – dia de entrada livre -, domingo, 2 de julho, será integralmente dedicado à gastronomia e aos sabores e saberes da alimentação da Bacia do Mediterrâneo, distinguida em 2013 como Património Imaterial da Humanidade, reconhecimento para o qual a região algarvia também deu o seu contributo.

Os espaços de restauração vão, neste âmbito, apresentar menus especiais com criações que terão como bases ingredientes tipicamente mediterrânicos, enquanto que o Mercado Municipal recebe um show cooking no dia de encerramento.

No âmbito da estratégia ambiental levada a cabo pelo Município, o Festival MED continua a apostar em iniciativas como o Copo Ecológico, distribuído gratuitamente pelo público como forma de reduzir a produção de resíduos durante o evento e que valeu ao MED a distinção do “Sê-lo Verde”.

Também as matérias sociais ganham relevância no contexto deste Festival e o Movimento Zero Desperdício associa-se de novo ao MED. Várias entidades, nomeadamente a Refood, a Associação EXISTIR, o Banco de Voluntariado e a Divisão de Coesão Social e Saúde da Autarquia irão recolher a comida confecionada e não consumida no final de cada noite, distribuindo-a depois pelas famílias carenciadas.

Sensibilizar a comunidade para a problemática do desperdício alimentar, do consumo responsável e do acesso à alimentação e, por outro lado, para apoiar as famílias com menos recursos são os principais objetivos desta iniciativa.

Todas as informações sobre o Festival em
www.festivalmed.pt ou https://www.facebook.com/festivalmedloule/

Os bilhetes estão à venda em www.bol.pt, no comércio tradicional e nos locais habituais.

Comentários

pub