Festival da Cerveja de Silves está de volta com muitas novidades

O Festival da Cerveja de Silves já foi, nos anos 80 e 90 do século passado, o mais importante certame […]

O Festival da Cerveja de Silves já foi, nos anos 80 e 90 do século passado, o mais importante certame do género no Algarve, mas depois foi perdendo força e, em 2005, desapareceu.  Este ano, de novo pela mão do Silves Futebol Clube, o Festival está de volta, de 15 a 18 de Junho, mas traz muitas novidades.

A primeira novidade é o local: em vez do castelo, o certame passa para a baixa da cidade, para a Praça Al-Mutamid. A segunda novidade é que a entrada deixa de ser paga, para ser gratuita. A terceira novidade é que, em vez de apenas marcas industriais de cerveja, agora haverá uma grande marca industrial, mas também «mais de 50 cervejas artesanais, nomeadamente algarvias, do resto do país e algumas estrangeiras».

O Sul Informação falou com Tiago Leal, presidente do Silves Futebol Clube, que explicou que «o Festival ressurge agora em moldes modernos, depois de mudarmos todo o seu conceito: não se paga entrada, pelo que as pessoas podem circular livremente pelo recinto, apreciando os espetáculos, que são gratuitos, degustando as cervejas ou os petiscos». Mas há um truque: é que «só se pode beber na caneca oficial do evento, que custa 2,5 euros». Mas quem quiser voltar uma ou duas vezes ao Festival pode usar sempre a mesma caneca.

Tiago Leal sublinhou que o objetivo é «reerguer um evento que era símbolo da cidade e até do Algarve, e que era algo em que a identidade do clube também estava presente. O Silves sempre se assumiu como mais do que um clube desportivo e queremos manter essa faceta, fazendo renascer, em novos moldes, um festival que é importante para gerar receitas para o clube, mas também para dinamizar a economia da cidade», nomeadamente a sua restauração e pequeno comércio.

O Festival da Cerveja, que agora até se chama também Beer Fest, a piscar o olho aos turistas estrangeiros (como se uma das primeiras palavras que qualquer turista aprende num país que visita não fosse cerveja, na língua local…), terá «duas praças de alimentação, ligadas pela feira de artesanato». Nessas praças, haverá gastronomia variada, daquela que vai bem com uma cervejinha fresca, desde bifanas a pizzas, porco no espeto ou caracóis. E haverá também doçaria regional, bem como crepes e waffles. Assim como um lounge, workshops e showcookings, tendo a cerveja como mote.

 

Para garantir a festa, haverá animação itinerante, mas igualmente concertos nos dois palcos do Festival, sempre com artistas regionais: Mário Dias, US2, Zeca e os Pelintras, Ondina Santos, Reflect, A Tiborna das Cantigas, Insert Coin e Xico Barata. Também os ranchos Folclóricos de São Bartolomeu de Messines e do Algoz darão um ar da sua graça. «Haverá música de vários tipos e para gostos diversos, para que as pessoas possam escolher o que mais gostam», acrescentou Tiago Leal.

«Queremos projetar o nome da cidade e projetar o Silves como mais do que um clube onde se praticam desportos, mas também que presta serviços à comunidade», repete o presidente da agremiação.

Nos seus primeiros anos de existência, o Festival da Cerveja foi muito importante para garantir receitas para o Silves FC. E o objetivo agora é que essa vertente se repita. «Nós vivemos com um orçamento super estreito e precisamos de mais receitas para nos podermos dedicar ainda mais ao nosso core, que é a prática desportiva», explicou Tiago Leal.

O Silves Futebol Clube tem 23 equipas de diversas modalidades, que vão desde o futebol ao futsal, voleibol ou modalidades de ginásio (como zumba, pilates, yoga, ballet).

O futebol que consta do nome do clube tem uma equipa sénior a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Distrital do Algarve, mas tem sobretudo escalões que vão desde os benjamins aos veteranos.

«Uma das apostas que temos feito nos últimos anos é no futebol de formação e já temos equipas nestes escalões mais jovens a disputar campeonatos nacionais, a bater-se com os melhores», adiantou o dirigente desportivo. «Com isso, cada vez há mais e melhores atletas a quererem entrar no Silves, do concelho e dos arredores». De tal modo que, atualmente, o clube já conta com 400 atletas.

 

O Festival da Cerveja/Beer Fest, que tem o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Silves, é por isso apontado como importante para garantir receitas ao clube.

Tiago Leal está muito contente com a curiosidade que o regresso do certame está já a despertar, nomeadamente nas redes sociais, e conclui: «temos a responsabilidade de fazer um festival que corresponda às expectativas das pessoas. Temos de agarrar essa marca, essa notoriedade antiga, manter as características fundamentais, mas dar-lhe notoriedade». Se o conseguiram ou não é o que os milhares de visitantes esperados poderão constatar, de 15 a 18 de Junho, na Praça Al-Mutamid, em Silves.

Comentários

pub