ESGHT da Universidade do Algarve coloca 282 alunos a estagiar em Portugal e no estrangeiro

282 alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve iniciaram, ao longo das últimas semanas, […]

282 alunos da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve iniciaram, ao longo das últimas semanas, estágios em empresas da região, de outros pontos do país e em Espanha, na Grécia, na Holanda e em Moçambique. Os estudantes desta unidade orgânica da universidade algarvia ficarão 2 a 4 meses nas empresas de acolhimento, período após o qual receberão o respetivo diploma de formação.

Este programa de estágios abrange tantos alunos de cursos de licenciatura como aqueles que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). «No estágio testam-se as competências obtidas durante o tempo de estudo e reforçam-se as denominadas soft-skills, como: relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, cumprir horário/gestão do tempo, capacidade comunicativa, resolução de problemas, entre outras», ilustrou a UAlg.

Os estágios estão repartidos por empresas de diversas áreas de atividade. O setor do turismo é aquele que absorve mais estudantes da ESGHT, 43,7% do total de estagiários, que se distribuirão pela hotelaria e similares, agências de viagens e transportes, parques temáticos e outros serviços turísticos. Também o setor de serviços, nomeadamente gabinetes de contabilidade e consultadoria, setor público, banca e seguros, sistemas e tecnologias de informação, são bons “cliente” desta escola da UAlg, acolhendo 33,4 % dos estágios. Os demais alunos vão trabalhar na área do Comércio e Indústria (6,3%) e noutras atividades (16,4%).

«Cada estágio é acompanhado por um professor da escola (orientador) e por um elemento da organização recetora (supervisor).Além dos estágios obrigatórios, existem ainda os extracurriculares que são realizados por estudantes do 1º e 2º anos das licenciaturas. Com os estes (extracurriculares), os estudantes começam desde logo o treino em contexto de trabalho, podendo no final do curso acumular entre 6 a 8 meses em estágio, o que facilita a entrada no mercado de trabalho. Esta atitude é cultivada pela ESGHT no sentido de o aluno ir construindo o seu currículo. Nos TeSP o estágio é obrigatório no 2º ano e tem a duração de seis meses», acrescentou a Instituição de Ensino Superior algarvia.

Ao todo, revelou a UAlg, a ESGHT recebeu mais de 350 propostas de estágio de empresas, que foram colocadas à disposição dos estudantes, a quem também é dada a oportunidade de sugerir o seu estágio. «A Escola incentiva que a elaboração do plano de funções a desempenhar e o contacto com a empresa sejam desenvolvidos pelo estudante. No global, planear e gerir quase três centenas de estágios obrigam a uma logística complexa, mas que a ESGHT já incorpora como uma rotina e permitiu, ao longo dos anos, acumular uma base de dados com mais de 2 mil empresas/organizações», concluiu a Universidade do Algarve.

Comentários

pub