EN125: Obras na ponte do Arade estão «quase» a recomeçar

As obras na torre poente da Ponte Nova sobre o Rio Arade, na EN125, entre Lagoa e Portimão, estão «quase» […]

As obras na torre poente da Ponte Nova sobre o Rio Arade, na EN125, entre Lagoa e Portimão, estão «quase» a recomeçar, disse ao Sul Informação uma fonte da concessionária das Rotas do Algarve Litoral (RAL).

Os trabalhos na ponte estão suspensos desde Junho do ano passado, depois de ter ficado completa a intervenção na torre nascente.

No entanto, desde então manteve-se o estreitamento na via à passagem pela torre poente, que continua coberta por andaimes e rede sombreadora, ao mesmo tempo que existe segurança em permanência no local, para garantir que os equipamentos aí montados não são roubados ou vandalizados.

As obras na torre poente não interferem, porém, com o trânsito que se processa na estrada EN125 que passa por baixo, uma vez que o que era necessário, o estreitamento da via, com a sinalização de velocidade mais reduzida, já está implementado há longos meses.

O Sul Informação contactou a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), tentando saber qual o calendário previsto para estas obras, que até tinham sido apontadas, pelo ministro das Infraestruturas, em Janeiro, como das que avançariam primeiro.

Na altura, o gabinete do ministro Pedro Marques informou o nosso jornal que deveriam começar dentro de dias os «trabalhos de preparação para a reentrada da Freyssinet (subempreiteiro) na Ponte do Arade».

Desta vez, em resposta às novas questões enviadas pelo Sul Informação, a IP avançou que as obras na ponte deverão «terminar no decorrer do Verão de 2017»…tendo em conta que os trabalhos ainda nem recomeçaram, isso significa que, para cumprir este calendário, teria que se tratar de uma intervenção relâmpago.

A IP acrescenta que «por questões de segurança rodoviária dos utilizadores da ER125 e de segurança das próprias estruturas de apoio aos trabalhos, até à conclusão dos trabalhos nesta ponte, a restrição provisória de estreitamento da via terá de ser mantida». Ou seja, o estreitamento da via à passagem pela torre ainda em obras terá de manter-se.

Em relação às obras da EN125, que o ministro Pedro Marques, em Janeiro passado, garantiu que iriam estar prontas até 30 de Junho, o discurso do governante já sofreu alterações. A 5 de Junho, aquando do lançamento das obras na Ponte Internacional do Guadiana, o governante disse que apenas «o essencial» dos trabalhos estará concluído até ao fim do corrente mês.

 

Comentários

pub