Cineclube de Faro mostra «Miles Ahead»

O filme «Miles Ahead», de e com Don Cheadle, sobre a vida do músico de jazz Miles Davies, é a […]

O filme «Miles Ahead», de e com Don Cheadle, sobre a vida do músico de jazz Miles Davies, é a proposta do Cineclube de Faro para terça-feira, dia 27 de Junho, às 21h30, no auditório do IPDJ, em Faro.

«Como fazer um retrato de Miles Davis (1926-1991) num filme de 100 minutos? A pergunta, escusado será sublinhá-lo, envolve um desafio radical. Figura seminal da história do jazz, Miles deixou-nos uma herança de tal modo rica de invenção e contrastes que qualquer biografia arrisca-se a ser uma confissão de impotência face ao génio do biografado. Ao interpretar e dirigir o filme Miles Ahead, Don Cheadle escolheu, por certo, uma das vias menos óbvias – e com resultados carregados de tocantes emoções», escreveu o crítico João Lopes, no Diário de Notícias.

Miles Ahead marca a estreia na realização, em longas-metragens, de Don Cheadle. O ator que deu vida à personagem Paul Rusesa bagina, em Hotel Ruanda, além de tomar as rédeas do filme, e de assumir um papel importante na construção do argumento, encarna o próprio Miles Davis.

O filme biográfico é um relato através do olhar do jornalista da Rolling Stone, Dave Brill, interpretado por Ewan McGregor. A atriz Emayatzy Corinealdi, que entrou no filme Middle of Nowhere, assume o papel de Francis Taylor, esposa de Davis.

A narrativa de Miles Ahead aborda principalmente o ano de 1979, época de transição na carreira do artista, uma vez que se tinha retirado em 1975 depois do Festival de Jazz de Newport, em Nova Iorque.

O filme esteve em desenvolvimento durante oito anos e a família de Davis apoiou a sua produção.

Além do nome de Davis, há outro grande nome do universo do jazz nesta película: Herbie Hancock compôs toda a banda sonora do filme.

 
Veja aqui o trailer:

 

MILES AHEAD
Don Cheadle
EUA, 100’, M/14

FICHA TÉCNICA
Título original: Miles Ahead
Realização: Don Cheadle
Argumento: Steven Baigelma e Don Cheadle
Montagem: John Axelrad e Kayla Emter
Fotografia: Roberto Schaefer
Música: Robert Glasper
Interpretação: Don Cheadle, Emayatzy Corinealdi, Ewan McGregor, Michael Stuhlbarg
Origem: EUA
Ano: 2015, 2015
Duração: 100’

 

Clique aqui para saber mais

 

 

Comentários

pub