Ciclo «Loulé Clássico» inspira viagem pelas nações europeias que são berço de compositores históricos

Mais uma edição do ciclo “Loulé Clássico”, este ano subordinado ao tema “Concertos das Nações”, começa esta sexta-feira, dia 16 […]

Foto: Jorge Gomes

Mais uma edição do ciclo “Loulé Clássico”, este ano subordinado ao tema “Concertos das Nações”, começa esta sexta-feira, dia 16 de Junho, com um concerto no Cineteatro Louletano, em Loulé.

O ciclo integra três concertos, que vão proporcionar uma viagem pela obra de grandes nomes da música clássica, numa homenagem às nações “berço” dos génios da música erudita. O ciclo decorre entre os meses de Junho e Novembro.

O primeiro concerto “Áustria” acontece no dia 16, às 21h30, e terá como destaque a obra de Wolfgang Amadeus Mozart, nomeadamente o Concerto para Piano N.º 14.

Obra peculiar no reportório do compositor, é ainda um exemplo de como as composições para piano e orquestra tornaram Mozart numa referência para as gerações seguintes.

A Orquestra Clássica do Sul, acompanhada pelo solista Fausto Neves ao piano e sob orientação do Maestro Rui Pinheiro, vai ainda recordar a obra de Anton Webern e de Franz Schubert, dois grandes compositores austríacos.

A viagem prossegue depois dos meses de Verão, com novas sugestões de destinos musicais – dia 10 de Outubro terá lugar a homenagem ao “Reino Unido” e a 23 de Novembro, o concerto será dedicado a “França”.

O ciclo “Loulé Clássico” é uma iniciativa da Orquestra Clássica do Sul e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Comentários

pub