CDU apresentou candidatos autárquicos em Santa Bárbara de Nexe e Montenegro

A CDU apresentou os seus candidatos autárquicos às freguesias do Montenegro e Santa Bárbara de Nexe, nos passados dias 22 […]

A CDU apresentou os seus candidatos autárquicos às freguesias do Montenegro e Santa Bárbara de Nexe, nos passados dias 22 e 25 de Junho, respetivamente.

Quanto ao Montenegro esta apresentação decorreu no Largo do Povo, com os nomes dos candidatos a serem anunciados um a um, permitindo assim que as dezenas de participantes que assistiam à apresentação ficassem a conhecer os homens e mulheres que vão concorrer nas listas da CDU à freguesia do Montenegro.

A iniciativa contou com a presença de todos os primeiros candidatos a outros órgãos autárquicos do concelho de Faro, assim como o mandatário concelhio Joaquim Barbio.

No evento intervieram Catarina Marques, candidata à Assembleia de Freguesia do Montenegro, e António Mendonça, candidato à Câmara Municipal.

Catarina Marques destacou o «caráter distintivo do projeto CDU para a defesa dos interesses e melhoria das condições de vida da população do Montenegro, apostando numa relação de proximidade com a população, procurando ouvir e estar presente para a resolução dos muitos e graves problemas com que o Montenegro se confronta após sucessivos mandatos do PSD», segundo a CDU.

Alguns exemplos são, segundo este partido político, os «problemas de ausência de planeamento urbanístico, com destaque aos problemas de estacionamento e segurança rodoviária, o ataque às populações da Praia de Faro, assim como a sua acessibilidade, e restrições à sua utilização balnear, o desaproveitamento da potencialidade da presença de infraestruturas de grande relevância para o concelho, e mesmo a região, como são o pólo da Universidade do Algarve ou o Aeroporto».

Nesta iniciativa também foi destacado o «caráter distintivo da intervenção CDU realizada neste atual mandato na Assembleia de Freguesia do Montenegro, como na denúncia dos problemas levantados pela privatização da ANA Aeroportos, pelo então governo do PSD/CDS, na defesa intransigente dos direitos das populações das ilhas barreira, ao direito de se viver, trabalhar e produzir na Ria Formosa, contra o encerramento da dependência da Caixa Geral de Depósitos nas Gambelas, na defesa da escola pública ou contra as portagens na Via do Infante».

Na senda disto, António Mendonça interveio «valorizando o muito trabalho que os eleitos CDU têm feito em todos os órgãos autárquicos do concelho de Faro, sempre articulado, e em coerência com posições regionais e nacionais e a intervenção na Assembleia da República».

O candidato a presidente da Câmara de Faro apelou também a «que o Montenegro continue a apostar na CDU como fator de crescimento e desenvolvimento, e que pode contar com a equipa de candidatos agora apresentados».

No que diz respeito a Santa Bárbara de Nexe, a apresentação decorreu num «animado almoço convívio» que juntou mais de 100 participantes, na Bordeira. Esta iniciativa contou com a presença de todos os primeiros candidatos da CDU aos órgãos autárquicos de Faro, assim como o mandatário concelhio Joaquim Barbio.

Sérgio Martins, candidato à Junta de Freguesia, e atual presidente, usou da palavra para destacar os principais pontos do projeto CDU para Santa Bárbara de Nexe.

«A CDU apresenta a recandidatura com base na obra que realizámos nos últimos anos: pavimentámos caminhos, fizemos calçadas e várias obras de melhoramento por toda a freguesia. Desenvolvemos a cultura, demos continuidade aos projectos do Museu do Canteiro e da Terra do Acordeão com homenagens aos acordeonistas e aumentámos os subsídios para as charolas e para as associações», disse no seu discurso.

A juntar a isto «apoiámos e desenvolvemos iniciativas para os idosos, conseguimos mais um médico de família ao serviço na nossa Freguesia e conseguimos reabrir o Centro de Saúde de Bordeira».

Agora… «queremos avançar unindo, queremos trabalhar em união e respeitando diferenças. A CDU acredita no potencial da freguesia de Santa Bárbara de Nexe», acrescentou.

Para o futuro um dos objetivos principais é «dar continuidade à melhoria de estradas e caminhos» assim como «continuar a pressionar a Câmara para se melhorar as estradas e caminhos. As freguesias rurais de Faro – Santa Bárbara de Nexe, Conceição e Estoi – pagam anualmente cerca de 10 milhões de euros de IMI. A Câmara Municipal de Faro recebe tantos milhões e é inaceitável que as estradas e caminhos rurais continuem uma miséria«, considerou.

Outro dos propósitos é «termos na área da cultura um Museu do Canteiro e do Acordeão, em Bordeira, aumentar o apoio às associações e criar um movimento cultural na nossa freguesia diversificado e marcante a nível concelhio e regional. Uma aposta assim na cultura trará um novo tipo de turista, mais residentes e turistas para a nossa freguesia», disse.

Além disto também é objetivo termos «na área do desporto um campo de futebol na freguesia devidamente equipado».

Nesta iniciativa também intervieram Botelho Agulhas, candidato à Assembleia Municipal de Faro, e António Mendonça, candidato à Câmara Municipal.

O atual vereador da autarquia farense enumerou as propostas base do projecto CDU para Faro: a necessidade de maior investimento público municipal, a valorização do trabalho e dos trabalhadores da autarquia e das freguesias, a defesa da restauração das freguesias extintas – Conceição, Estoi, Sé e São Pedro, a requalificação do espaço público urbano, ou a definição de melhores políticas habitacionais.

Por todos os presentes «foi valorizado o caráter distintivo dos eleitos CDU nos diversos órgãos autárquicos de Faro, com relevância para a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe onde a CDU tem a maioria há mais de 20 anos».

Comentários

pub