CCMAR representa Portugal em dois projetos europeus de aquacultura

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é parceiro de dois grandes projetos «de grande importância […]

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é parceiro de dois grandes projetos «de grande importância na área da aquacultura no Mediterrâneo», financiados pela União Europeia, através de fundos H2020.

O PerformFISH e o MedAID serão desenvolvidos por equipas do CCMAR, durante os próximos quatro e cinco anos, respetivamente.

Segundo o CCMAR, que é o único parceiro português a participar nos projetos, «os investigadores do Centro estarão ligados, nos próximos anos, a peritos de vários países e tentarão com estes dois projetos melhorar um setor que não está a dar resposta ao mercado de consumo».

O centro explica que «a Europa consome atualmente o dobro de peixe que produz, sendo que as importações preenchem esta lacuna. Apesar deste facto, a aquacultura contribui com apenas 20% da produção, empregando diretamente cerca de 85 mil pessoas, maioritariamente em zonas costeiras e rurais».

No entanto, «em contraste com o desenvolvimento observado noutros países mediterrânicos não europeus, a produção em Aquacultura está a estagnar na Europa. Este é um dos motivos que levou a Comissão Europeia a propôr como objetivo o aumento da produção do setor», acrescenta o CCMAR.

O projeto PerformFISH foca-se no desenvolvimento da produção em aquacultura, orientada para o consumidor, integrando abordagens inovadoras, que ajudem a assegurar a competitividade e sustentabilidade do setor de produção de dourada e robalo.

O projeto MedAID (Mediterranean Aquaculture Integrated Development), é considerado projeto irmão do PerformFISH, arrancou em Maio e tem como objetivo melhorar a produção aquícola no Mediterrâneo.

 

Sobre o projeto PerformFISH

O projeto PerformFISH, coordenado pela University of Thessaly (UTH), na Grécia, tem um financiamento de sete milhões de euros (Comissão Europeia – H2020). Neste projeto, o CCMAR é um dos 28 parceiros que fazem parte da equipa, oriunda de dez países diferentes.

O kick off do PerformFISH foi dado em Maio, na Grécia, numa reunião onde participaram 72 investigadores e empresários do setor. A participação da indústria é de resto um dos focos deste projeto, que junta também associações de produtores da Grécia, Espanha, Itália, França e Croácia.

Cinco anos é a duração do projeto que trabalhará para assegurar um crescimento sustentável da indústria aquícola, baseando-se na perceção do consumidor e demanda do mercado.

O projeto pretende ajudar empresários a operar não só em condições económicas e ambientais ideais, mas também de um modo social e culturalmente responsável.

 

Sobre o projeto MedAID

O projeto MedAID, sigla para Mediterranean Aquaculture Integrated Development, arrancou também em Maio e vai desempenhar um papel muito importante na identificação de fatores de sucesso para aumentar o crescimento da produção aquícola.

Ao trabalhar lado a lado com a indústria e as partes interessadas no setor, o MedAID vai propôr novas práticas, ferramentas inovadoras e soluções práticas para os desafios que é necessário ultrapassar, com vista ao aumento do setor e da produtividade.

O projeto recebeu um financiamento de sete milhões de euros da Comissão Europeia, através do fundo H2020. O MedAID é coordenado pelo Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza (IAMZ-CIHEAM) em conjunto com o Institute of Agrifood Research and Technology of Catalonia (IRTA). O CCMAR é um dos parceiros, de entre os 30 que participam no projeto, de 12 países diferentes.

Comentários

pub