Câmara de Lagoa investe 1 milhão de euros no novo Centro Escolar da Mexilhoeira da Carregação

A Câmara de Lagoa vai construir um novo Centro Escolar na Mexilhoeira da Carregação, num investimento de cerca de 1 […]

A Câmara de Lagoa vai construir um novo Centro Escolar na Mexilhoeira da Carregação, num investimento de cerca de 1 milhão de euros, cujas obras vão começar no primeiro semestre de 2018 e decorrer «sem qualquer constrangimento ao normal funcionamento da escola».

O anteprojeto de requalificação e ampliação do Centro Escolar – com a construção de raiz do novo núcleo central – foi apresentado no passado dia 19, pelo presidente da Câmara e pela equipa técnica que nele está a trabalhar, na Escola EB1 da Mexilhoeira. O objetivo foi «ouvir as opiniões da comunidade escolar, professores, pais e alunos».

O novo Centro Escolar irá contar com seis salas de aulas para o 1º ciclo e duas para o pré-escolar, bem como refeitório, biblioteca, salas de apoio e de professores, serviços administrativos e um polidesportivo coberto, que também poderá vir a ser utilizado pela população, em horário condicionado.

As salas serão climatizadas e em todos os espaços haverá acesso direto às tecnologias de informação, já que, salienta a Câmara de Lagoa, «se pretende que esta seja uma escola de futuro».

 

O presidente da Câmara Francisco Martins realçou que “embora o projeto de alterações à atual escola já estivesse em orçamento para 2017, uma nova situação agora se coloca e que tem a ver com a realidade de que a proposta apresentada não era a resposta mais correta para melhorar substancialmente as condições para os alunos que frequentam esta estrutura”. Isso torna-se agora possível “face à concretização da aquisição do terreno adjacente, permitindo assim uma outra visão de todo o espaço”, acrescentou o autarca.

Pais e professores foram tomando contacto – através de imagens projetadas – com as diferenças existentes entre os atuais edifícios e a proposta de remodelação apresentada pelos técnicos, «com a requalificação de espaços de recreio mais condizentes com a liberdade de movimentos para crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico».

Comentários

pub