Almodôvar recebe sessão de apresentação de programa de apoio ao microempreendedorismo

A sessão de apresentação do programa “Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego” (SI2E), destinado a apoiar o microempreendedorismo, realiza-se […]

A sessão de apresentação do programa “Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego” (SI2E), destinado a apoiar o microempreendedorismo, realiza-se esta terça-feira, 6 de Junho, a partir das 17h00, na sala de sessões da Câmara Municipal de Almodôvar.

«O Programa Operacional Alentejo 2020 colocou no terreno os primeiros concursos para o apoio ao microempreendedorismo. A Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 contratualizou com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e com o Grupo de Ação Local (GAL) Esdime um montante de 4.862 milhões de euros distribuídos pela CIMBAL (3.112 milhões) e ESDIME (1.725 milhões) para apoiar projetos», diz a Câmara de Almodôvar.

Estes projetos serão cofinanciados no âmbito do SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego «que tem como objetivo promover os investimentos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, assumindo como prioridade o combate ao desemprego», acrescenta.

O SI2E «apoia de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local, vem complementar os atuais incentivos às empresas do domínio da competitividade, dá voz às entidades locais para a dinamização de iniciativas empresariais de base regional e discrimina positivamente as iniciativas empresariais dos territórios de baixa densidade», de acordo com a Câmara de Almodôvar.

Esta iniciativa apoia, assim, micro e pequenas empresas, com investimentos até 100 mil euros no Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)/GAL Esdime, ou entre os 100.001 mil euros e até 235 mil euros pela CIMBAL, apoiando a «criação líquida de postos de trabalho» e investimentos «em máquinas e equipamentos, informática, marcas, planos de marketing e pequenas obras de remodelação», explica aquela autarquia.

Os apoios são, por exemplo, um subsídio a fundo perdido, entre 40 e 60%, do investimento total elegível (para territórios de baixa densidade). Também é dado apoio por cada posto de trabalho criado: até 18 meses para territórios de baixa densidade, com o limite por mês de 1 IAS (Indexante de Apoio Social), no valor de 421,32 euros.

Comentários

pub