Algarve 2020 aprova apoios de 6,4 milhões de euros

A Comissão Diretiva do CRESC Algarve 2020 aprovou, na sua última reunião, mais 6,4 milhões de euros de comparticipações de […]

A Comissão Diretiva do CRESC Algarve 2020 aprovou, na sua última reunião, mais 6,4 milhões de euros de comparticipações de fundos europeus para candidaturas apresentadas por instituições e empresas da região.

Nesta reunião, a maioria das decisões de aprovação centra-se no “Eixo 4 – Reforçar a competitividade do território”, destinando-se a medidas de salvaguarda do património cultural (cerca de 3,6 milhões de euros), medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano e a revitalizar as cidades, no contexto dos PARU – Planos de Ação de Regeneração Urbana (cerca de 2 milhões de euros), projetos de promoção turística e realização de eventos (164 mil euros) e modernização da QUALAR – Rede da Qualidade do Ar (70 mil euros).

No total estas comparticipações representam 5.883.112,40 euros.

Algumas das aprovações dizem respeito aos projetos de reabilitação do Cineteatro António Pinheiro (Tavira) e de recuperação do Solar Gama Lobo (Loulé), bem como a admissão das candidaturas dos PARU de Castro Marim e Lagoa, no âmbito dos quais estão previstos 2,78 milhões de euros de investimento.

No “Eixo 2 – Apoiar a internacionalização, a competitividade empresarial e o empreendedorismo” foram atribuídos um conjunto de incentivos no valor de cerca de 645 mil euros na sua maioria para o desenvolvimento de estratégias de reforço da capacitação e promoção das empresas sediadas nas áreas de acolhimento empresarial, nos termos do regulamento do SIAC Algarve – Sistema de Incentivos às Ações Coletivas.

Nos domínios do “Eixo 5 – Investir no Emprego” foi aprovada uma comparticipação de cerca de 105 mil euros, relativa a candidatura destinada a melhorar a empregabilidade da população através do desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, a qual prevê promover 74500 horas em diversas áreas de formação e envolver 2220 formandos.

Segundo dados de 30 de Abril de 2017, neste CRESC Algarve 2020 já foram aprovadas 417 operações de financiamento, havendo uma taxa de compromisso de 35%. Quanto aos pagamentos efetuados o valor cifra-se nos 20,8 milhões de euros.

Em termos globais, o CRESC Algarve 2020 contempla um valor de 318,7 milhões de euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), destinados a operações enquadráveis no acordo de parceria Portugal 2020.

A lista atualizada dos projetos aprovados pelo Algarve 2020 está disponível aqui.

Comentários

pub