Alcoutim inaugurou monumento de homenagem aos que combateram na Guerra Colonial

A Câmara de Alcoutim prestou homenagem aos alcoutenejos que combateram na Guerra Colonial, através da inauguração de um monumento a […]

A Câmara de Alcoutim prestou homenagem aos alcoutenejos que combateram na Guerra Colonial, através da inauguração de um monumento a eles dedicado, na Praça da República desta vila raiana, no sábado, 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O monumento inaugurado é «composto por pedra negra, simbolizando a guerra, o desconhecido, o perigo e o continente africano, o rasgo abrupto da pedra negra faz surgir a pedra branca, simbolizando a pureza, o amor e o desejo de liberdade», segundo a Câmara de Alcoutim.

Nele «encontram-se gravados os nomes dos 12 militares que tombaram em campanha, assim como três rostos de soldados que representam os três ramos das Forças Armadas». «Inscrito na pedra está também o mapa do continente africano e do sul da Europa, onde se encontra com destaque os países onde a guerra decorreu – Angola, Moçambique e Guiné, e a localização de Portugal», acrescentou a autarquia.

Para a Câmara de Alcoutim, com a inauguração desta obra « presta-se uma justa homenagem aos que serviram a Pátria num determinado momento da nossa história e que de uma forma altruísta e também ingénua participaram numa guerra que deixou marcas muito vincadas nos próprios, nas famílias, em Portugal e nos países».

A partir de agora, e todos os anos, será colocada uma coroa de flores neste memorial, para lembrar todos os habitantes do concelho que combateram nesta guerra, no Dia dos Combatentes.

O presidente da Câmara de Alcoutim Osvaldo Gonçalves explicou que a autarquia quis, com a inauguração do monumento, «reconhecer o esforço, sacrifício e dedicação de todos aqueles que num período particularmente difícil da nossa história, deram o seu suor, sangue e lágrimas em nome da Pátria».

Já Victor Guerreiro de Brito, o arquiteto responsável pela obra, explicou que quis « demonstrar a ingenuidade dos homens que partiam para uma terra distante, desconhecendo por vezes para onde iam».

A cerimónia contou com mais de 300 inscritos, entre elementos de Núcleos da Liga de Combatentes, da Associação de Fuzileiros do Algarve, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

A iniciativa foi organizada pelo município de Alcoutim em colaboração com a Comissão de Honra e colaboração da Liga de Combatentes – Núcleo de VRSA.

Comentários

pub