Vêm aí mais dois cortes de trânsito noturnos na EN125

A segunda parte da demolição das passagens superiores ao caminho de ferro da Maritenda e Fontainhas, em plena EN125, vai […]

A segunda parte da demolição das passagens superiores ao caminho de ferro da Maritenda e Fontainhas, em plena EN125, vai obrigar a mais dois cortes de trânsito, na noite e madrugada de 30 e 31 de Maio e ainda 1 de Junho, disse ao Sul Informação fonte da subconcessionária Rotas do Algarve Litoral.

Estes «desvios provisórios de tráfego» nunca serão implementados em simultâneo, acrescentou a mesma fonte, de modo a evitar problemas de trânsito nos troços da EN125 afetados (ver abaixo os mapas com os desvios).

Assim, o primeiro desvio está programado para a noite de hoje, terça-feira, dia 30, e madrugada de 31, no pontão da Maritenda, perto de Boliqueime. O trânsito estará cortado entre as 20 horas de dia 30 e as 7h00 da manhã de dia 31.

Na noite de quarta-feira, dia 31, e madrugada de 1 de Junho, será a vez de cortar o tráfego automóvel na zona de Fontainhas (perto de Ferreiras), entre as 20 horas de quarta-feira e as 7h00 da manhã de quinta-feira.

Se os trabalhos não ficarem concluídos, as Rotas do Algarve Litoral admitem ainda mais dois períodos de desvio, ambos na quinta-feira, 1 de Junho: entre as 00h00 e as 7h00 e depois entre as 20h00 e as 00h00 (de dia 2).

Os desvios estarão devidamente assinalados com placas e serão acompanhados pela GNR.

 

A demolição de ambas as passagens superiores da EN125 sobre a Linha do Algarve começou em Março passado, mas, em vez de se optar pela demolição e reconstrução de uma só vez, o que levaria a manter os cortes em ambos os locais durante meses (como chegou a estar previsto no ano passado), a RAL escolheu fazer a demolição parcial e reconstrução de metade de cada um dos pontões.

Assim, apenas durante cada demolição parcial há a necessidade de cortar o trânsito, sendo que, no tempo restante e enquanto duram as obras em metade do pontão, o tráfego automóvel processa-se de forma alternada, com o recurso a semáforos.

Tendo em conta que, nas primeiras duas metades, os trabalhos se prolongaram desde inícios de Março até agora, ou seja, ao longo de perto de três meses, parece pouco provável que agora, nas metades restantes dos pontões, as obras consigam ser concluídas em um mês, até finais de Junho, como tem sido anunciado quer pela empresa Infraestruturas de Portugal, quer pelo ministro Pedro Marques.

Talvez por isso, o governante já mudou um pouco o seu discurso e, na semana passada, quando esteve no Algarve para a assinatura do protocolo sobre a EN2, apenas anunciou que as obras na EN125 deverão estar «substancialmente concluídas» até 30 de Junho. Ou seja, não completamente prontas…

 

Clique aqui para ver o mapa do desvio da Maritenda com mais detalhe

Clique aqui para ver o mapa do desvio das Fontainhas com mais detalhe

 

Comentários

pub