Trabalhos de requalificação da EN125 estarão prontos até dia 30 de Junho

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) garante que as obras em curso no troço de 105 quilómetros da EN125 entre […]

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) garante que as obras em curso no troço de 105 quilómetros da EN125 entre Lagos e Olhão «estarão concluídas aquando da época de Verão, altura de maior fluxo de turistas à região do Algarve», ou seja, até 30 de Junho.

Em comunicado enviado esta tarde às redações, a IP diz que «o Plano de Trabalhos aprovado e em execução pela empresa subconcessionária RAL – Rotas do Algarve Litoral aponta o dia 30 de Junho como data de conclusão dos trabalhos de requalificação do troço da EN125 entre Vila do Bispo e Olhão».

Assim, acrescenta, «decorrem a forte ritmo as intervenções de beneficiação ao nível do pavimento, de reforço da sinalização e de instalação de sistemas de segurança e os trabalhos de retificação das interseções com a construção de diversas rotundas que visam a melhoria das acessibilidades locais».

Admitindo que as obras causam «naturais constrangimentos à circulação rodoviária», a IP revela que, no troço entre Vila do Bispo e Lagos, com cerca de 19,8 quilómetros, «foram concluídos no inicio de Abril os trabalhos de requalificação, estando os restantes na fase final de conclusão, conforme planeado».

No restante troço, estão «em fase de execução um total de 30 rotundas ao longo dos perto de 70 quilómetros de extensão». Destas, 23 são novas rotundas, estando já totalmente concluídas há anos as rotundas de Porches, a de acesso à A22 e ainda a do Zoomarine.

 

Estão também em curso trabalhos de reforço e melhoria do pavimento e intervenções de beneficiação nas zonas de atravessamento urbano, em Alcantarilha, Patã, Boliqueime e Fonte de Boliqueime.

Na restante extensão da EN125 que integra a Subconcessão, estão a ser realizados trabalhos de melhoria do pavimento, acrescenta a IP, no seu ponto de intervenção sobre as obras.

Como o Sul Informação tem reportado, os principais constrangimentos causados pelas obras na EN125, neste momento, estão a acontecer na travessia de Odiáxere (uma zona estreita da estrada que atravessa o coração da localidade e onde está a ser instalado um canal técnico rodoviário, ao mesmo tempo que avança a repavimentação), na zona de Lagoa, devido à construção da nova rotunda da FATACIL e ainda aos trabalhos de pavimentação em curso, nas Quatro Estradas de Loulé (repavimentação), nas zonas de Fontainhas e Maritenda (circulação alternada devido às obras nos pontões sobre a linha férrea) e ainda no troço entre São João da Venda e Faro (nos dois sentidos), também por causa dos trabalhos de repavimentação.

A empresa responsável pelas estradas em Portugal sublinha que «a conclusão deste conjunto de trabalhos irá melhorar significativamente as condições de mobilidade e segurança dos milhares de utilizadores da EN125, uma estrada de elevada importância para toda a região do Algarve e que nos últimos anos tem sofrido com este prolongar das obras».

Com a requalificação do troço entre Vila do Bispo e Olhão, acrescenta, a EN125 «constituirá uma alternativa de proximidade mais segura e eficiente, não só para as populações e empresas locais, mas também para os turistas que visitam o Algarve ao longo do ano».

Comentários

pub