São Brás dá 30 mil euros para a construção de nova eira no Museu

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou, em reunião, de 2 de Maio, a atribuição de 30 mil euros […]

Jardim do Museu do Trajo

A Câmara de São Brás de Alportel aprovou, em reunião, de 2 de Maio, a atribuição de 30 mil euros para ajudar na construção de uma nova eira, no espaço exterior do Museu do Trajo.

Esta eira, que já está a ser construída, será «um espaço polivalente a céu aberto, ideal para a realização de atividades temáticas, das mais diversas áreas, que virá em muito beneficiar o trabalho desenvolvido por este Museu que assume um lugar de relevo na rede museológica nacional, com um acervo composto por mais de duas mil peças de vestuário de diferentes épocas da História do concelho e da região algarvia», diz a Câmara de São Brás.

É que, para a autarquia, o Museu, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás, é «uma singular prática de museologia comunitária que tem sido objeto de estudo por parte de investigadores nacionais e internacionais».

A obra de construção da nova eira inclui trabalhos de remoção de pavimentos de calçada, instalação da rede de infraestruturas de drenagem de águas pluviais e rede de águas, além de outras remodelações.

Esta intervenção usará tijolo em cerâmica tradicional, fabricado em São Brás de Alportel, que será aplicado no novo pavimento, numa homenagem ao barro e aos telheiros tradicionais, um setor com forte história no concelho.

«O novo espaço terá, também, a garantia da acessibilidade, cumprindo os princípios do Plano São Brás de Alportel acessível para todos, alargando a mobilidade a todos os utilizadores do Museu», diz a autarquia sãobrasense.

As obras deverão ficar concluídas no final do mês de Junho.

 

Comentários

pub