Rui Cardoso Martins vence Grande Prémio de Literatura APE/ Câmara de Loulé

O escritor Rui Cardoso Martins é o vencedor da segunda edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara […]

Créditos: Fernando Bento

O escritor Rui Cardoso Martins é o vencedor da segunda edição do Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal de Loulé – Crónica e Dispersos Literários com o livro “Levanta-se o réu outra vez”.

A obra foi escolhida pelo júri, composto por Carlos Albino Guerreiro, Isabel Cristina Mateus e Luísa Mellid-Franco, «pela capacidade original de definir em poucos traços personagens e situações que se constituem como parábolas da natureza humana, denunciando um olhar cúmplice e afetivo no espaço inesperado de um tribunal», segundo se lê na ata.

O autor vai ganhar 10 mil euros, com a cerimónia de entrega do prémio a decorrer a 25 de Maio (Dia do Município de Loulé), às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na cidade louletana.

Nesta 2ª edição do Grande Prémio de Literatura – Crónica e Dispersos Literários, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, concorreram, a título excecional, obras saídas nos anos de 2015 e 2016.

Rui Cardoso Martins nasceu em 1967, em Portalegre, e tirou o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa.

É jornalista fundador do Público. Como repórter cobriu, entre outros acontecimentos, o cerco de Sarajevo e Mostar, na Guerra da Bósnia, ou as primeiras eleições livres na África do Sul. Argumentista fundador e sócio das “Produções Fictícias”, é cocriador do programa satírico “Contra-Informação” que escreveu desde o primeiro episódio.

Foi, ainda, coautor de “Herman Enciclopédia”, escreveu para “Conversa da Treta” (rádio, televisão e teatro) e para o jornal “Inimigo Público”. Coautor da série dramática “Sociedade Anónima”, da RTP, no cinema, é autor do argumento e guião originais da longa-metragem “Zona J”.

Em 2009, Rui Cardoso Martins foi premiado com o Grande Prémio de Romance e Novela APE com a obra “Deixem Passar o Homem Invisível”.

Comentários

pub