Rotura em conduta de água “secou” Faro por mais de 12 horas

Foram mais de 12 horas sem água canalizada na parte alta da cidade de Faro. Este sábado, houve negócios que […]

Foram mais de 12 horas sem água canalizada na parte alta da cidade de Faro. Este sábado, houve negócios que não abriram portas e moradores que tiveram de se abastecer em carros dos bombeiros sapadores na capital algarvia. A situação, que foi provocada por um «acidente» numa obra de ligação da nova conduta da estrada de S. Luís, provocou indignação nos munícipes e estes expressaram-na nas redes sociais.

Eram 18h40, quando a Câmara de Faro, através do Facebook, prestou esclarecimentos sobre os motivos pelos quais a água nas torneiras estava a faltar em boa parte da cidade.

Nesse post, a autarquia explicou que estava «prevista a ligação da nova conduta da estrada de S. Luís a uma das condutas principais de abastecimento de água da cidade. Por essa razão, era previsível que ocorressem perturbações no fornecimento de água durante o dia, conforme a Fagar atempadamente anunciou no seu site nos últimos dias».

No entanto, prossegue a Câmara, «fomos informados esta tarde pelo empreiteiro da ocorrência de um acidente em obra, que resultou no dano relevante de uma conduta ainda não localizada. Devido a este acidente, a parte alta da cidade está temporariamente sem fornecimento de água».

Face ao problema, «foram disponibilizados meios (Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro e Fagar) para a colocação de depósitos nos bairros afetados. É provável que também na zona baixa possa verificar-se alguma inconstância neste abastecimento».

Horas depois, cerca das 21h00, também o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, no Facebook, explicou que «a falta de água que nos está a afetar a todos deve-se a um acidente no decorrer de uma obra. Um acidente infeliz, mas impossível de prever».

O autarca pediu ainda «as mais sentidas desculpas por todos os inconvenientes».

Em declarações ao Sul Informação, Rogério Bacalhau explicou que a rotura aconteceu numa «conduta de abastecimento aos reservatórios, que obrigou a mobilizar todos os meios, tivemos cerca de 50 homens a trabalhar para resolver o problema, o que permitiu solucionar a questão em poucas horas».

Segundo o presidente da Câmara, «a normalidade foi reposta ontem à noite. Ficou resolvido o problema e, inclusive, o local da rotura foi logo asfaltado».

Apesar de não ter conhecimento de «nenhum caso particular», Rogério Bacalhau admite que a situação possa afetado alguns negócios.

Comentários

pub