Rota das Tapas da Estrella Damm chega a Faro para «democratizar» gastronomia gourmet

Há iguarias para vários gostos, a maioria com os frutos da Ria Formosa e do mar algarvio, mas também sugestões […]

Há iguarias para vários gostos, a maioria com os frutos da Ria Formosa e do mar algarvio, mas também sugestões inspiradas na gastronomia serrana e até na de outras culturas. A Rota de Tapas da Estrella Damm já começou, em Faro, e promove, até dia 28 de Maio, a «democratização da gastronomia» através de menus especiais, em que o público pode experimentar petiscos com um toque gourmet nos 18 restaurantes aderentes.

A premissa é simples: por 3 euros, pode-se provar uma tapa (ou petisco, na versão portuguesa) acompanhada por uma garrafa de cerveja Estrella Damm, a marca originária de Barcelona que promove esta rota gastronómica. Além de confortar a barriga, os que aderirem à rota podem colecionar carimbos dos diferentes estabelecimentos que visitarem para, mais tarde, se poderem candidatar a uma viagem a Barcelona, com direito a jantar numa casa de tapas de renome.

Esta rota chega a Faro nove anos depois de ter sido lançada em Lisboa. Entretanto, a iniciativa já foi alargada ao Porto, a Braga, chegando agora à capital algarvia, com o apoio do programa 365 Algarve, dinamizado pela Região de Turismo do Algarve (RTA).

«Sentimos que nos faltava vir para o Algarve, para termos uma verdadeira cobertura do território nacional. Escolhemos Faro por ser cosmopolita e ter uma zona histórica muito bonita, onde é possível circular a pé», revelou Elsa Cerqueira, marketing manager da Estrella Damm, durante a apresentação desta iniciativa.

Quando decidiram trazer esta rota gastronómica para Lisboa, inspirada naquilo que já se fazia no país-mãe da cerveja que patrocina o evento, nomeadamente na cidade de Barcelona, a Estrella Damm optou por manter a designação Rota de Tapas, em vez de petiscos, para manter essa ligação. O princípio base da iniciativa é «a democratização da gastronomia».

Independentemente de como forem chamadas, as iguarias virão para a mesa para ser degustadas. E há muito por onde escolher, desde propostas bem algarvias, como o estaladiço de lingueirão em massa filo, o folhado de polvo ou o biqueirão cozido em vinagre de vinho tinto, e até mesmo a galinha cozida com grão de bico, abóbora e hortelã, mas também outras mais exóticas, como um caril de vegetais com camarão e até sushi.

Todas as propostas podem ser consultadas num mapa que está disponível nos restaurantes aderentes (ver abaixo a lista), que é também o “passaporte” que pode ser carimbado e, mais tarde, depositado numa tômbola (após três carimbos), primeiro passo para se habilitar a uma viagem até Barcelona.

O segundo passo é tirar uma fotografia que inclua a Estrella Damm e uma das tapas da rota, que deve ser partilhada no Facebook ou instagram. O vencedor será o autor de uma das dez fotos que receberem mais gostos.

Uma oportunidade que nem o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau enjeita. «Também posso concorrer?», perguntou, em tom de brincadeira, o edil farense, durante a apresentação do evento, na passada quinta-feira.

Mais a sério, Rogério Bacalhau lembrou que, até há bem pouco tempo, «Faro não era uma cidade turística», mas que, hoje em dia, tem uma «oferta muito interessante» e cada vez mais procura. Entre ela, estão alguns dos restaurantes que aderiram à iniciativa, muitos deles novos ou «que já existiam, mas foram alvo de uma renovação profunda».

Já Dália Paulo, comissária do 365 Algarve, frisou que a rota «é, por si só, um programa cultural», o que levou o programa que coordena a apoiá-la. «Junta a gastronomia algarvia com a oportunidade de sentir o centro da cidade», ilustrou.

Já o vice-presidente da RTA João Fernandes frisou a importância da gastronomia para a atratividade de um destino turístico. No Algarve, esta poderá não ocupar um lugar de topo nas motivações primárias, como revelou um estudo recente sobre o perfil do turista que visita a região, mas é das mais importantes no que toca a motivações complementares.

E, em Faro, há uma Ria «que além de Formosa, é generosa», pelo que há que aproveitar.

 

Veja a lista dos restaurantes e as tapas que oferecem:

Castelo – Camarão Marinado com cítricos algarvios

Faz Gostos – Tomatada com Ovos e Torresminhos

Vila Adentro – Estaladiço da Vila com lingueirão

Tertúlia Algarvia – Cavala Mediterrânica com Pão de Alfarroba

O11ze Tapas – Sardinha em Azeite de Oliva com ou sem Picante

Aqui D’El Rei – Caril de vegetais com camarão

Columbus Cocktail & Wine Bar – Espetada Caprese

Cinderela Farense – Galinha com Grão

Mezzanine Bar & Vinoteca – Lingueirão Panado à Mezzanine

Pé de Copos Restobar – Shime Saba

Costa Algarvia – Lascas de Bacalhau em Tosta Crocante com Feijão-Frade

Innocent – Biqueirão à Innocen

Restaurante Académico – Bacalhoada;
Aperitivo – Ceviche

Rooftop (Hotel Eva) – Muxama de Atum

Boheme – Corneto de Tremoço

Sushi Ya Fusion – Tataki Atum com 2 Makis

Portas de São Pedro – Folhado de Polvo

Comentários

pub