“Prémio Internacional de Desenvolvimento Local” é entregue hoje na Universidade do Algarve

O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local de 2017 vai ser entregue hoje, dia 26 de maio, às 17h00, numa cerimónia […]

O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local de 2017 vai ser entregue hoje, dia 26 de maio, às 17h00, numa cerimónia que irá decorrer no auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

Este ano, a comissão de avaliação premiou várias candidaturas. Para a secção “Ensaios” – Alfonso Valenzuela (Universidad Autonoma del Estado de Morelos), com o artigo “Formal/Informal/Ilegal: los tres circuitos de la Economia Espacial en América Latina”. Na secção “Jovens Investigadores” o vencedor foi Amr El Kilany, pela tese de doutoramento “The transition process of industrial clusters in developing countries: the case of Damietta (Egypt)”.

O prémio distinguiu ainda dois “projetos de base territorial”: o Eurocidade do Guadiana – Cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento e a coesão territorial e o distrito industrial de IBI, em Espanha.

O prémio na categoria de “Empresas/Organizações” foi atribuído à Radio Televisione Svizzera Italiana, pela série “Industrial districts: the cooperation of small firms and territories against the large firms’ size” no programa televisivo “Tempi Moderni”.

Foram ainda definidas duas distinções extraordinárias a Stuart Holland e Fabrizio Barca, pelas suas contribuições substantivas neste domínio. Para além dos premiados, o júri decidiu atribuir um prémio póstumo, em memória de Bernardo Secchi, pelos trabalhos desenvolvidos na área do desenvolvimento urbano e local.

O “Prémio Internacional de Desenvolvimento Local” distingue trabalhos de investigação e iniciativas de promoção e apoio ao desenvolvimento territorial. O objetivo é encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento regional e local, aos instrumentos e processos de análise territorial e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais

Esta iniciativa, inserida na “Conferência Internacional de Desenvolvimento Local”, é uma organização conjunta do Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria (Itália), do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

A organização conta ainda com o apoio da CCDR – Algarve através do Programa Operacional Cresc Algarve 2020 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da Unidade de Monitorização de Politicas Publicas da Universidade de Évora, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

Comentários

pub