Portimão celebra Santos Populares com sardinhadas, marchas e arraiais

Há sardinha assada e manjerico e nem sequer faltarão as marchas populares e os arraiais na antiga lota. Portimão vai […]

Há sardinha assada e manjerico e nem sequer faltarão as marchas populares e os arraiais na antiga lota. Portimão vai festejar os Santos Populares como manda a tradição, com um programa de atividades que começa a 9 de Junho e só termina a 29 de Junho.

As tradicionais sardinhadas são, como seria de esperar num concelho onde a sardinha é “rainha”, um dos pontos altos do programa. Nos dias 12, 23 e 28 de Junho, das 19h30 às 00h30, a Rua Nova será palco de patuscadas, de recriações de saltos à fogueira e de animação musical, em iniciativas dinamizadas pelo Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense.

A sardinha assada também marcará presença nos arraiais e bailes que o Sporting Glória ou Morte Portimonense realizará na antiga lota de Portimão, nos sábados de 10, 17 e 24 de Junho, a partir das 22h00, onde tmabém não faltará música.

Outro momento sempre aguardado, quando se fala nos Santos Populares, é o da saída às ruas das marchas. Em 2017, os desfiles começam sempre às 22h00 e chegam a três freguesias do concelho. O primeiro está marcado para dia 9 de Junho, na Zona Ribeirinha de Portimão. No dia 16 de Junho, os diferentes grupos rumam à Figueira, para marchar no polidesportivo desta aldeia.

No dia 23, há marcha com vista para a ria na Zona Ribeirinha de Alvor. No dia 29, para encerrar a festa, há desfile na Praia da Rocha, que começa no Miradouro e termina na Fortaleza de Santa Catarina, com passagem na avenida Tomás Cabreira.

A animação será garantida por grupos do Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor.

Os desfiles contarão também com cinco marchas convidadas, a Marcha Infantil do Lar da Criança, a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/ Meia–Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo da Amigos da Pedreira, a Marcha do Clube de Futebol Os Estombarenses e a Marcha de Silves.

«A edição deste ano das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que darão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve», segundo a Câmara de Portimão, que organiza esta iniciativa em conjunto com diversas entidades do concelho.

Comentários

pub