Poeiras do Norte de África voltam a “atacar” Portugal, mas em especial o Algarve e o Alentejo

Uma massa de ar quente com origem no Norte de África, transportando na circulação de partículas e poeiras em suspensão, […]

Uma massa de ar quente com origem no Norte de África, transportando na circulação de partículas e poeiras em suspensão, volta a afetar hoje, dia 16 de Maio, Portugal Continental , mas «com especial incidência no Algarve», anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, citando a Agência Portuguesa de Ambiente.

Esta situação das poeiras do deserto será «especialmente incomodativa, face às temperaturas mais elevadas desta época», acrescenta a informação da APA.

«Uma circulação de Sueste nos níveis baixos da atmosfera e o consequente transporte da massa de ar com origem no Norte de África poderão contribuir para o aumento de partículas e poeiras em suspensão, nas regiões do Algarve e do Alentejo», explica aquela entidade.

«Este fenómeno natural afeta a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações da partículas em suspensão (…), entre 10 e 40 unidades, nas regiões do Algarve e Alentejo», diz ainda a APA.

 

 

Comentários

pub