ICIA homenageia Manuel Teixeira Gomes em jantar literário singular

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) organiza, no próximo sábado, 27 de maio, data em que Manuel Teixeira Gomes faria […]

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) organiza, no próximo sábado, 27 de maio, data em que Manuel Teixeira Gomes faria 157 anos, um jantar literário em Portimão com o objetivo de celebrar o aniversário do escritor, político e viajante portimonense.

De acordo com os organizadores, vários associados do ICIA participarão numa recriação livre de um jantar de homenagem a Teixeira Gomes que Julião Quintinha, alfaiate e jornalista, fundador do semanário republicano “Alma Algarvia”, organizou em 1912.

João Ventura, presidente da direção do ICIA, revelou que “vários associados do ICIA assumirão o papel de figuras que virão do passado, umas que estiveram no jantar de 1912 e outras que, não tendo participado nesse jantar, não quererão, agora, falhar a sua reprise atualizada”, o mesmo sucedendo com algumas personagens das novelas de Teixeira Gomes, que ganharão vida para surpreender o homenageado.

João Ventura esclareceu, ainda, que “o evento não visa fazer uma reconstituição histórica, mas antes tomarmos um episódio real da biografia de Manuel Teixeira Gomes para inventar um episódio de boa convivialidade e de entretenimento com sentido da vida dos associados do ICIA e portimonenses e, simultaneamente, prestarmos homenagem ao mais ilustre dos nossos conterrâneos”.

Para o final deste singular jantar literário está prevista uma surpresa, imaginada e desenvolvida em letra de forma por Carlos Osório, vice-presidente do ICIA, para registar o evento e, simultaneamente, evocar a rica tradição da imprensa regional e local.

A ementa do jantar, a realizar na Taberna de Portimão, com receção na rua pelas 19h30, e com lotação há muito esgotada, terá como referência o que foi servido em 1912, regado com Vinhos do Algarve e, como diria Manuel Teixeira Gomes, “uns copinhos de medronheira serrana” de Monchique.

Comentários

pub