Há Mercado de Querença no próximo domingo

Há Mercado de Querença no próximo domingo, 28 de Maio. As Plantas Medicinais são o tema do evento e a […]

Há Mercado de Querença no próximo domingo, 28 de Maio. As Plantas Medicinais são o tema do evento e a especialidade do curador convidado, o naturopata João Beles.

Num Mercado onde a oferta passa por «produtos hortícolas, artesanato inovador, gastronomia, animação cultural, workshops, ecoturismo, património, emoções», o programa abre às 9h30 (até às 11h30), com um pequeno almoço saudável com a Chef Margarida Vargues, voluntária apaixonada pela Dieta Mediterrânica. O tema é a forma de utilizar as plantas medicinais na cozinha diária. A inscrição custa 5 euros e deve ser feita para o email [email protected].

Meia hora depois, às 10h00, abre o Mercado, que tem como convidada especial a banca de Laura Mendonça, da marca Dias de Aromas. Esta empresa dedica-se à produção de plantas medicinais e condimentares, no Algarve. Procura tirar partido do clima do barrocal algarvio, promovendo as aromáticas locais tais como a Nêveda, o Tomilho Cabeçudo, entre outras, de elevada qualidade que são certificados pela “ECOCERT” Portugal.

Seguem-se o passeio e a oficina dedicados à descoberta das plantas medicinais na preservação da saúde humana com o naturopata João Beles e com Jesus Dias, especialista nas tradições do mundo rural que envolvem a cultura gastronómica e a sabedoria popular.

Este passeio temático “À descoberta das plantas medicinais pelos caminhos de Querença” dura das 10h00 às 11h30, custando a inscrição 3 euros, enquanto a “Oficina de plantas medicinais – a sua identificação e os seus efeitos terapêuticos”, com João Beles, será das 11h30 às 12h30 (também 3 euros de inscrição). As inscrições devem ser feitas para o email [email protected].

No Mercado, às 11h30 haverá animação musical, com um jovem talento algarvio: chama-se João Filipe Guerreiro e é um acordeonista galardoado. Em 2016, em competições internacionais, arrecadou o 1º Prémio no PIF Castelfidardo e o 2ºPrémio no Trophée Mondial de l’Accordeón (Vice-campeão do mundo de acordeão).

O Mercado de Querença é promovido pela Cooperativa QRER e conta com o apoio do município de Loulé e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

 

MERCADO DE QUERENÇA
Tema: “Plantas Medicinais”
Curador: João Beles

Domingo, 28 de MAIO

Programa
09h30 Pequeno-almoço com a Chef Margarida Vargues “Como utilizar as plantas medicinais na cozinha diária”
10h00 Abertura do Mercado de Querença
10h00-11h30 Passeio temático “À descoberta das plantas medicinais pelos caminhos de Querença” com João Beles e Jesus Dias
11h30-12h30 “Oficina de plantas medicinais – a sua identificação e os seus efeitos terapêuticos” com João Beles
11h30 Animação Musical com João Filipe Guerreiro
13h00 Encerramento do Mercado de Querença

Banca de convidado especial: “Dias de Aromas”

Comentários

pub