Faro quer lançar concurso para Núcleo de Desenvolvimento Turístico em Junho

  A Câmara de Faro quer lançar, no mês de Junho, o concurso para a criação de um Núcleo de […]

 

Foto: Ana Madeira

A Câmara de Faro quer lançar, no mês de Junho, o concurso para a criação de um Núcleo de Desenvolvimento Turístico (NDT), que vai abranger  um total de 1030 camas. A «tão desejada» criação do NDT foi aprovada, por maioria, na última reunião da Assembleia Municipal.

Segundo explica a autarquia farense, «o concurso para o referido Núcleo não tem uma localização previamente definida, abrangendo as zonas do concelho que se encontram fora dos perímetros urbanos. Nestas, os conjuntos turísticos integrados deverão dispor de uma envolvente de espaços verdes e oferta complementar associada».

A Câmara acrescenta que «as próximas etapas deste processo passarão pela constituição de um júri e abertura do concurso, o que deverá suceder ainda durante o mês de Junho».

Após publicação dos termos do concurso, cada candidato poderá apresentar o seu projeto no prazo de 90 dias após publicação do anúncio.

As propostas devem abranger, segundo a autarquia, «uma área de intervenção mínima de 25 hectares, para projetos fora de áreas classificadas e de 70 hectares, dentro de áreas classificadas, assim como concentração da edificação em apenas 30 por cento de área a intervir e qualificação de espaços públicos e paisagísticos».

O Município de Faro realça que se pretende ainda «valorizar a criação de postos de trabalho diretos em empreendimentos que possuam inovação e sejam pautados por indicadores de sustentabilidade ambiental elevados tanto na arquitetura dos edifícios como nos processos de urbanização».

A autarquia diz estar «convencida» que «em respeito pelos princípios orientadores e as regras definidas nos diversos instrumentos de ordenamento do território em vigor», «este é o modelo adequado para criação de novos empreendimentos turísticos, com qualidade e fora dos perímetros urbanos, fazendo jus ao exponencial aumento da procura turística verificado nos últimos anos».

Comentários

pub