Exposição “História da Escrita no Baixo Alentejo – das origens aos nossos dias” estreia-se em Almodôvar

A exposição itinerante “História da Escrita no Baixo Alentejo – Das origens aos nossos dias”, iniciativa da Rede de Museus […]

A exposição itinerante “História da Escrita no Baixo Alentejo – Das origens aos nossos dias”, iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, estreia-se no próximo dia 1 de Junho, às 17h30, no Fórum Cultural de Almodôvar – Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar.

A mostra promovida por aquela Rede de Museus, que integra a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), pretende «dar a conhecer a Escrita no Baixo Alentejo ao longo da história, tratando as temáticas territorialmente».

A exposição, que pode ser vista em Almodôvar até 24 de Junho, assenta em painéis e contará com uma peça ou um documento por cada museu ou entidade constituinte da Rede de Museus do Baixo Alentejo.

Esta é uma mostra itinerante e vai percorrer todos os municípios da região, sendo que Almodôvar será o primeiro concelho a acolhê-la, até por ser a localidade alentejana onde se situa o Museu da Escrita do Sudoeste (MESA). Mais tarde, a mostra será apresentada noutras localidades fora do Baixo Alentejo.

Os organizadores garantem que «a  exposição será marcante para o Baixo Alentejo, assente num salto qualitativo da forma de mostrar as potencialidades, através de uma linguagem gráfica atual e atrativa».

Esta iniciativa apresenta-se, assim, como «um fator de unidade do território, gerando atração de públicos, bem como a divulgação e informação sobre o rico património histórico da região».

No decorrer da inauguração em Almodôvar, haverá lugar a música e a uma recriação histórica.

Comentários

pub