Experiência de São Brás enquadrou lançamento do Orçamento Participativo Jovem no Algarve

O Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 foi lançado em Tavira, no dia 30 de Abril numa sessão em que o […]

O Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 foi lançado em Tavira, no dia 30 de Abril numa sessão em que o município de São Brás de Alportel, aquele que no país há mais tempo envolve crianças e jovens neste processo de participação, foi chamado a dar o seu testemunho.

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) escolheu o Dia do Associativismo Juvenil para, em parceria com a Câmara de Tavira, dar a conhecer o OP Jovem na região e apelar à participação.

Para isso, contou com a experiência de uma autarquia que já inclui os munícipes mais novos no processo de Orçamento Participativo há 10 anos.

São Brás de Alportel lançou o seu primeiro OP de crianças e jovens em 2007 e tem vindo a repetir a experiência desde então.

Com este processo participativo focado nos mais novos, quis-se «promover a cidadania ativa e solidária junto da população mais jovem do concelho, incentivando os mais novos a intervir na tomada de decisões sobre o futuro do seu município», segundo a Câmara de São Brás.

No primeiro ano, o processo, desenvolvido no âmbito do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações, numa parceria entre a Câmara Municipal, a Associação In Loco e o Agrupamento de Escolas de São Brás, envolveu os alunos do 9º ano da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Nas edições seguintes, foi alargado aos alunos da Escola Secundária.

«Através deste projeto, os jovens são-brasenses foram convidados a participar no processo de elaboração do orçamento municipal, apresentando propostas de investimento. Aos jovens foi lançado o desafio: “Quais os teus 3 desejos para a tua escola, para a tua rua e para o teu concelho?”. Devidamente fundamentadas, com trabalho desenvolvido no terreno, as propostas eram apresentadas ao executivo municipal em “assembleias de jovens”, que decorriam no Salão Nobre dos Paços do Município, na mesma sala onde ocorrem as reuniões da Assembleia Municipal», descreveu a autarquia.

Na sequência do OP Jovem, exemplificou a Câmara de São Brás, já nasceu o Skate Parque de São Brás de Alportel, «um dos projetos mais queridos entre a população jovem», inaugurado em Junho de 2016.

Comentários

pub