Estacionamento subterrâneo não avançou e Largo das Mouras Velhas transformou-se em «ponte»

É um largo, mas Rogério Bacalhau olha para ele como uma «ponte» entre a Baixa e o Mercado Municipal de Faro. […]

É um largo, mas Rogério Bacalhau olha para ele como uma «ponte» entre a Baixa e o Mercado Municipal de Faro. O renovado Largo das Mouras Velhas foi inaugurado esta quinta-feira, 25 de Maio, depois de 13 anos de impasse, e o autarca acredita que o espaço vai trazer uma «nova centralidade e uma nova vivência» à cidade.

Ainda não tinha terminado a cerimónia de inauguração e já uma criança pedalava, na sua bicicleta, pelo renovado Largo das Mouras Velhas. Para trás ficou o estacionamento desordenado e o piso de calçada e terra batida.

Podia ter sido um parque de estacionamento subterrâneo, mas «a obra não se justificava. Havia o acordo com a empresa CPE/Teixeira Duarte para que isso acontecesse, mas o Parque da Pontinha [que fazia parte do mesmo acordo e que é explorado pela empresa], aqui a 200 metros, tem uma taxa de ocupação de cerca de 20%».

Além disso, «foram encontrados alguns vestígios arqueológicos e era uma obra impossível ou, pelo menos, de grande complexidade», explicou Rogério Bacalhau na cerimónia de inauguração.

A Câmara apresentou uma proposta de redução do objeto contratual de dois parques para um e a CPE/Teixeira Duarte acabou por transformar o Largo das Mouras Velhas naquilo que é hoje. A obra custou cerca de 309 mil euros.

O largo serve para passear, para descansar, mas também pode ser um pólo de desenvolvimento para aquela zona, até porque, segundo Rogério Bacalhau, «já há projetos aprovados, de privados, para algumas destas casas que envolvem o largo».

O autarca diz que a obra «faz parte de uma estratégia para juntar a centralidade da Baixa e do Mercado. Isso faz-se requalificando, criando novos espaços, para que, quem vem à nossa Baixa, possa ir mais além e conhecer a nossa cidade».

A obra obrigou a corte de algumas artérias da cidade, o que criou alguma confusão no trânsito mas, desde ontem, a área já foi reaberta.

A intervenção, além do Largo das Mouras Velhas, estendeu-se pela Rua de Portugal, na envolvente ao Teatro Lethes, e também incluiu a área pedonal circundante da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa.

César Chantre, pároco de São Pedro e vigário-geral da diocese, esteve na cerimónia de inauguração e abençoou o renovado espaço. Poderá ser o novo Largo das Mouras Velhas uma “bênção” para a cidade?

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação

 

Comentários

pub