Época balnear já começou em Albufeira e todos têm acesso

A época balnear já começou oficialmente, em Albufeira, e para todos. Desde de segunda-feira, dia 15 de Maio, as praias […]

A época balnear já começou oficialmente, em Albufeira, e para todos. Desde de segunda-feira, dia 15 de Maio, as praias deste concelho passaram a contar com vigilância nas áreas concessionadas, que também foram equipadas pela Câmara de Albufeira com cadeiras/andarilhos e tiralôs, que facilitam o acesso ao areal e à água a pessoas com mobilidade reduzida.

A cerimónia oficial de abertura da época balnear, que neste concelho dura até 15 de Outubro, decorreu na praia da Inatel, que vai passar a dispor de uma rampa de acesso, «tornando-se acessível a pessoas com mobilidade condicionada», segundo a Câmara de Albufeira.

Em 2017, as 25 praias do concelho, bem como a Marina de Albufeira, foram galardoadas com Bandeira Azul, o que faz deste município líder nacional ao nível de zonas balneares com este galardão. Destas, 22 foram classificadas como Praias com Qualidade Ouro.

«A praia é a nossa principal riqueza e temos uma responsabilidade enorme em cuidar das nossas praias, que continuam a ser recordistas em galardões de qualidade. Estas distinções vêm reforçar a imagem de um destino turístico que prima pela sua qualidade ambiental», ilustrou o presidente Câmara de Albufeira.

No dia em que foi aberta a época balnear, a Câmara de Albufeira aproveitou para dar a conhecer os meios que usa para limpar os areais e dali retirar, «em média, 4 toneladas de lixo por dia». Houve, ainda, uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas, com recurso aos meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade e uma mota de salvamento.

Do programa constou ainda a entrega simbólica de uma cadeira/andarilho e de um tiralô, que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida. Este ano, para além das 14 praias que ostentam o galardão de “Praia Acessível”, todas as zonas balneares vão passar a dispor deste tipo de equipamento, num investimento que rondou os 50 mil euros com a aquisição de 10 tiralôs e 23 cadeiras/ andarilhos.

«Albufeira é um destino inclusivo, que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das praias com todo o conforto e segurança», realçou o presidente da Câmara e Albufeira. Em 2017, a autarquia candidatou mais uma praia a este galardão, a da Inatel.

A vereadora da Câmara de Albufeira Ana Vidigal garantiu, por seu lado que «a autarquia tem tido uma preocupação extrema com as questões da acessibilidade e da igualdade, procurando dotar todas as praias com equipamentos que permitem um igual acesso e fruição da praia a todos os banhistas, sem restrição».

Veja as fotos da abertura oficial da época balnear em Albufeira:

Comentários

pub