Cinema e gastronomia fazem festa italiana em Loulé

Filmes a rodar na tela, mas também uma proposta de “Cine-Jantar”, que juntará o cinema e a gastronomia (à moda […]

Filmes a rodar na tela, mas também uma proposta de “Cine-Jantar”, que juntará o cinema e a gastronomia (à moda de Itália), são propostas da 10ª Festa do Cinema Italiano, a realizar-se de 12 a 14 de Maio, no Cine-Teatro Louletano.

Algumas das melhores produções do cinema daquele país vão passar por Loulé, que é a representante algarvia no certame.

Por exemplo, no dia 12, às 21h00, é exibida a película “Se Dio vuole“, de Edoardo Falcone. No sábado, dia 13, às 16h30, a organização propõe uma aula de italiano para principiantes (com inscrição prévia e lugares limitados). Às 19h00, é apresentado o filme “Un Bacio“, de Ivan Cotroneo, e às 21h00, “Perfetti sconosciuti“, de Paolo Genovese.

Segue-se, depois, às 19h00, o “Cine-Jantar”. Na ementa, criada pelo chef Francesco Angelo Igliari: Focaccia olio e rosmarino e frittatina di parmigiano e cipolle rosse (Focaccia caseira e omelete de queijo parmesão e cebola roxa), Pappa al pomodoro con basilico, pesto alla genovese e burrata (Migas de tomate à moda italiana com manjericão, pesto genovese e queijo burrata) e Torta caprese (Tarte de chocolate com amêndoas e nozes).

Como complemento ao jantar será apresentado o filme “Firenze e gli Uffizi“, de Luca Viotto, uma viagem multidimensional e multissensorial ao Renascimento através das suas belezas mais representativas.

O preço dos bilhetes para cada filme é de 3 euros. O “Cine-Jantar” tem um custo de 15 euros (inclui o filme “Firenze e gli Uffizi”), com reserva obrigatória através de [email protected] ou [email protected]

Além de Loulé, a Festa do Cinema Italiano estará em Lisboa, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Viana do Castelo, Tomar, Almada, Setúbal, Coimbra. Internacionalmente, acontece ainda em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil.

O evento é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano. Para mais informação clique aqui.

Programa completo:

12 Maio (Sexta-feira) | 21h00:

Se Dio vuole“, de Edoardo Falcone, 90 minutos

Tommaso é um respeitado cirurgião que entra em crise quando o seu filho, estudante de medicina, anuncia que quer ser padre. A figura que inspira essa súbita vocação é o carismático Don Pietro. Tommaso não tem outra hipótese que não aproximar-se dele na esperança de descobrir os segredos mais íntimos deste padre pouco convencional.

Uma comédia cheia de surpresas que fala de religião, da necessidade de voltarmos a ter uma relação direta e humana com a fé e dos preconceitos que às vezes nos impedem de descobrir a verdade.

 

13 Maio (Sábado):

16h30 – Aula de italiano para principiantes

19h00 – “Un bacio“, de Ivan Cotroneo, 101 minutos

Lorenzo, Blu e António vivem numa pequena cidade do norte da Itália e são finalistas do liceu. Por razões distintas, todos são outsiders. Rapidamente se tornam melhores amigos e encontram nessa amizade a força para enfrentar os insultos e hipocrisias de um mundo que não sabe entendê-los. “Un bacio” é um filme energético e musical sobre as difíceis etapas da adolescência e da aceitação da própria sexualidade. Um conto à altura dos próprios protagonistas, capaz de criar sem moralismos três personagens únicas, vivas e inesquecíveis.

21h00 – “Perfetti sconosciuti”, de Paolo Genovese, 97′

Todos temos três vidas: a pública, a privada e a secreta. Até aqui, a vida secreta estava bem escondida na nossa mente, hoje em dia esconde-se nos nossos cartões SIM. O que aconteceria se estes pequenos cartões começassem a falar? É o que estes amigos vão descobrir quando, durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa para provar que nada têm a esconder. Um filme sobre as nossas grandes e pequenas hipocrisias e sobre o objeto que cada vez mais comanda as nossas vidas, naquele que foi um dos grandes sucessos do ano passado em Itália.

 

14 Maio (Domingo):

16h30 – “Lo Chiamavano Trinità“, de Enzo Barboni, 117 minutos

A sentida homenagem da Festa do Cinema Italiano a uma das personagens mais amadas do público internacional: Bud Spencer.” Lo Chiamavano Trinità”, o filme que criou o mito deste par de amigos das bofetadas fáceis, é um mergulho de volta aos anos 70 quando o cinema popular italiano chegava aos quatro cantos do mundo. Uma divertida paródia aos Spaghetti Western.

19h00 – Cine-Jantar

21h00 – “Firenze e gli Uffizi“, de Luca Viotto, 93 minutos

Firenze e gli Uffizi” é uma viagem multidimensional e multissensorial ao Renascimento através das suas belezas mais representativas. O primeiro passeio cinematográfico que conduz o espetador à descoberta das maravilhas de Florença de uma maneira inédita, abrangente e espetacular: Botticelli, Leonardo, Masaccio e Michelangelo todos na mesma tela.

Os espectadores são envolvidos numa experiência única com sequências surpreendentes e imagens impressionantes da cidade. A narração é da responsabilidade de Simon Merrells que, no papel de Lourenço, o Magnífico, acompanha-nos através das memórias da sua Florença num incessante diálogo entre o passado e o presente.

Comentários

pub