Caribe Ibérico estreia no Algarve um Búfalo Sentado «mutante»

O projeto musical Búfalo Sentado vai dar-se a conhecer no Algarve, em concertos agendados para Faro, Loulé e Albufeira, nos […]

O projeto musical Búfalo Sentado vai dar-se a conhecer no Algarve, em concertos agendados para Faro, Loulé e Albufeira, nos dias 11, 12 e 14 de Maio, respetivamente. Esta será a primeira aposta da recém-criada promotora algarvia Caribe Ibérico, que visa trazer ao Algarve uma série de concertos intimistas, em espaços selecionados para que os artistas estejam bem próximos do público. 

Miguel Neto, também conhecido no meio musical pelo seu alter-ego Discossauro, é o mentor desta ideia e da Caribe Ibérico, que reflete o sentimento que tem recebido em muitas das suas “festas tropicais”.

«O termo surgiu como uma metáfora do Algarve. Temos a ideia que o Caribe é um sítio de sonho que temos no nosso imaginário. Eu penso no Algarve como um Caribe que não está tão longe», afirma Miguel Neto ao Musicália|Sul Informação.

E não foi muito longe para concretizar a ideia de trazer artistas à região para lhes dar a conhecer um Algarve que «muitos desconhecem», completou.

Para permitir uma maior atratividade e rentabilidade aos artistas, os concertos vão ter uma periodicidade mensal e em vários locais. As bandas a incluir na programação não serão apenas de outros locais do país, havendo também espaços para os projetos algarvios.

Apesar de este primeiro projeto passar pelo 1878 Hostel em Faro, o 11 da Villa em Loulé e a Casa do Cerro em Albufeira, a listas de parceiros continua em aberto. A busca está concentrada em espaços que procurem uma oferta diferenciada.

«Estamos à procura de sítios que ainda não estejam habituados a ter concertos, ou que já tenham, mas com programação distintiva», explica Miguel Neto.

Os primeiros projetos surgem dos contactos que têm sido estabelecidos ao longo dos anos e que se foram  tornando conhecimentos pessoais. Já há algum tempo que o promotor procurava trazer ao Algarve Búfalo Sentado, projeto de Miguel Soares.

Tudo começou em 2014, em quarteto, mas a conciliação das vidas de cada músico levou a que Búfalo Sentado fosse tomando diversas formas. Apesar de, ultimamente, se ter apresentado mais em duo, vai estrear-se no Algarve a solo, um formato experimentado no início do ano e que marca apenas mais uma fase.

«O projeto é mutante, mas a banda está presente sempre que for preciso. O esqueleto das músicas está feito, as músicas estão lá e vão-se adaptando à formação, o que é sempre um desafio interessante e revela dimensões de cada canção que não estão tão evidentes», confessa Miguel Soares.

A atuação a solo obriga o músico a uma maior exposição, não só sua, mas também da canção, criando um clima e uma cumplicidade com quem assiste.

Os temas surgem de um processo natural, numa estrutura muito folk, com predominância de guitarra e voz, onde nem sempre a letra se sobrepõe à música, num resultado final que se assume como Roots Folk contemporâneo.

Quanto à sua primeira vinda ao Algarve, a expetativa do artista é grande. «O espetáculo adapta-se ao local. No Hostel [em Faro] vai ser à tarde, num espaço aberto e é capaz de ter um ambiente diferentes dos outros. É um saco cheio de canções e, como estou sozinho, tenho sempre a liberdade de fazer o que quiser com cada uma. Apareçam, vai ser um prazer ir até ao Algarve!», conclui Miguel Soares.

Todas as apresentações de Búfalo Sentado no Algarve têm entrada livre.

11 Maio – 18h30 | 1878 Hostel | Faro
12 Maio – 22h30 | 11 da Villa | Loulé
14 Maio – 22h30 | Casa Do Cerro | Albufeira

 

“Caminho” de Búfalo Sentado:



Entrevista a Miguel Neto e Miguel Soares: 

Comentários

pub