Câmara e rotários juntam-se para tratar da vista de alunos de Faro

A Câmara e o Rotary Club de Faro assinaram um protocolo na passada semana que pretende pôr os alunos das […]

A Câmara e o Rotary Club de Faro assinaram um protocolo na passada semana que pretende pôr os alunos das escolas do concelho a «Ver bem para aprender melhor».

A medida abrange alunos desde o pré-escolar ao 2º ciclo do Ensino Básico «identificados como portadores de problemas de visão e em situação de carência económica que os impeça de aceder à aquisição de óculos e/ou à frequência de consultas de oftalmologia», segundo a Câmara de Faro.

O acordo assinado a 10 de Maio visa «promover a terapêutica e a reeducação junto dos alunos do concelho de Faro com problemas visuais, durante os anos rotários de 2016/2017 e 2017/2018».

Um serviço que, acredita a autarquia, será determinante para o «desenvolvimento e sucesso educativo» dos seus beneficiários.

«À autarquia, através do seu Departamento de Ação Social e Educação, caberá fazer o levantamento dos alunos com problemas/deficiências de visão, fazendo posteriormente a análise socioeconómica dos agregados familiares que solicitem o apoio. Ao Rotary competirá realizar as diligências necessárias para apoiar financeiramente a aquisição dos óculos/aros e/ou lentes, assim como para o encaminhamento para a realização de consultas oftalmológicas prévias para um correto diagnóstico e prescrição das medidas a tomar junto de cada aluno», explicou a Câmara de Faro.

O protocolo é válido até ao dia 30 de Junho de 2018 e renovável para o ano seguinte. «Os apoios a prestar têm como limite máximo anual o valor de 1.000€ e só em casos excepcionais o Rotary dará o apoio financeiro mais do que uma vez ao mesmo aluno», acrescentou.
Os interessados neste novo programa podem contactar o Departamento de Ação Social e Educação da Câmara através do telefone 289 870 869 ou do email [email protected].

Comentários

pub