Câmara de Alcoutim entrega ao GDA a segurança na praia fluvial do Pego Fundo

A Câmara Municipal de Alcoutim vai fazer um protocolo com o Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA), para que este garanta […]

A Câmara Municipal de Alcoutim vai fazer um protocolo com o Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA), para que este garanta «a vigilância permanente, apoio, sensibilização e assistência aos banhistas» na praia fluvial do Pego Fundo, situada naquela vila do Nordeste Algarvio.

Para isso, a autarquia aprovou hoje, em reunião do executivo, a celebração desse protocolo com o GDA, salientando que «a segurança dos banhistas, que de ano para ano têm vindo a aumentar, é uma preocupação do Município».

A decisão de apostar na colaboração do GDA prende-se com o facto de a instituição possuir «recursos humanos com formação que lhes permite assegurar a qualidade do serviço prestado».

Nos termos do acordo aprovado, a autarquia irá transferir para o GDA uma comparticipação financeira de pouco mais de 8 mil euros.

A Câmara de Alcoutim salienta que «a segurança e a vigilância da praia, nomeadamente no caso de pessoas com mobilidade reduzida e crianças, são fundamentais para uma oferta turística balnear de qualidade, e dependem essencialmente de recursos humanos bem preparados para fazer face aos desafios que lhe são colocados».

No entanto, recorda, «a segurança depende em primeiro lugar de cada um dos banhistas que deverá observar a informação e sinalética existente na praia e seguir sempre as instruções dos nadadores salvadores».

A época balnear na praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, arrancou oficialmente no passado dia 13 de Maio e irá decorrer até dia 24 de Setembro.

A praia foi distinguida mais uma vez com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, galardão que é atribuído a zonas balneares, marítimas e fluviais, que cumpram os requisitos necessários em termos de acessibilidade e mobilidade condicionada. A bandeira será hasteada durante a primeira quinzena de Junho.

Comentários

pub