Astrofotografia digital vai ser ensinada no Centro Ciência Viva de Tavira

O curso de introdução à astrofotografia digital, por Pedro Ré, realiza-se no dia 20 de Maio, das 14h30 às 18h00, […]

O curso de introdução à astrofotografia digital, por Pedro Ré, realiza-se no dia 20 de Maio, das 14h30 às 18h00, no Centro Ciência Viva de Tavira.

Os tópicos a abordar serão: instrumentação e detetores eletrónicos – câmaras CCD (dispositivo de carga acoplada) /CMOS (semicondutor de óxido metálico complementar), técnicas de aquisição de imagens, e do seu processamento digital, assim como imagens do céu profundo e de alta-resolução.

«Fotografar o céu é uma ambição natural de muitas pessoas, entre as quais se contam entusiastas de fotografia e de astronomia, amantes da natureza e astrónomos amadores», diz o Centro Ciência Viva de Tavira.

«O equipamento necessário é, por vezes, surpreendentemente simples (uma câmara fotográfica, um tripé e um disparador de cabo são suficientes para obter as primeiras fotografias astronómicas). Acoplar uma câmara digital a um telescópio constitui geralmente o passo seguinte, acrescenta.

Deste modo é «possível obter imagens de objetos do sistema solar sem grande dificuldade. A fotografia de alta resolução e a fotografia de objetos do céu profundo constituem dois domínios relativamente especializados e mais exigentes da fotografia astronómica», explica o Centro Ciência Viva de Tavira.

Este curso destina-se a adultos e custa 8 euros por participante.

Comentários

pub