Alunos de Tavira e Albufeira vão representar o Algarve no Concurso Nacional de Leitura

Eduardo Pereira, da Escola Básica D. Manuel I, em Tavira, na categoria “3º Ciclo”, e Ana Catarina Teixeira, da Escola […]

Eduardo Pereira, da Escola Básica D. Manuel I, em Tavira, na categoria “3º Ciclo”, e Ana Catarina Teixeira, da Escola Secundária de Albufeira, na vertente “Secundário”, foram os vencedores da fase regional do Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 (CNL), realizada esta terça-feira, dia 9 de Maio, no Auditório Municipal de Olhão. Ambos irão representar o Algarve na fase final do CNL, que decorre até Julho.

O júri foi composto por Elisabete Duarte, da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, Cláudia Sofia Sousa, jornalista e escritora, e João Minhoto Marques, da Universidade do Algarve, que avaliaram as provas dos 131 alunos concorrentes, vindos de várias escolas da região.

As obras de leitura obrigatória para esta fase foram “Diário de um adolescente na Lisboa de 1910”, de Alice Vieira, “Os rapazes do lixo”, de Andy Mulligan (3º Ciclo) e “O pintor debaixo do lava loiças”, de Afonso Cruz, e “Eleanor & Park”, de Rainbow Rowell, para os alunos do Ensino Secundário.

Esta fase regional contemplou duas provas: um teste escrito sobre as duas obras que os concorrentes foram convidados a ler e uma prova oral sobre uma das obras.

O Plano Nacional de Leitura é a entidade que promove o CNL, «cujo objetivo central é estimular o treino da leitura e desenvolver nos alunos competências de expressão escrita e oral», diz a Câmara de Olhão.

Comentários

pub