Albufeira é recordista nacional de “Praias com Qualidade de Ouro”

Albufeira é o concelho de Portugal com maior número de “Praias com Qualidade de Ouro”. Ao todo, são 23 as zonas […]

Albufeira é o concelho de Portugal com maior número de “Praias com Qualidade de Ouro”. Ao todo, são 23 as zonas balneares albufeirenses distinguidas com este galardão atribuído anualmente pela Quercus, que premeia as zonas balneares em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

Vila do Bispo surge também no “top-5” a nível nacional, divulgado esta sexta-feira pela Quercus, com 12 praias distinguidas.

No total, o Algarve tem 99 zonas balneares premiadas (23 em Albufeira, 9 em Aljezur, 3 em Castro Marim, 4 em Faro, 8 em Lagos, 10 em Loulé, 4 em Olhão, 8 em Portimão, 4 em Silves, 4 em Tavira, 12 em Vila do Bispo e 5 em Vila Real de Santo António).

Já o Alentejo “arrecadou” 23  galardões: 10 em Grândola, 6 em Odemira, 6 em Sines e 1 em Mértola.

A Quercus identificou, em 2017, 396 praias com qualidade de ouro em Portugal – mais 14 que no ano anterior.

A associação ambientalista realça que este prémio «pretende criar e motivar os municípios portugueses a construírem e dinamizarem uma cultura de desempenho ambiental consolidado, com reflexos na qualidade da água balnear, mas que naturalmente a montante necessita de atitudes e planeamento direccionado para a sustentabilidade e educação ambiental».

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de ter qualidade “Excelente” nas cinco últimas épocas balneares entre 2012 a 2016.

Veja aqui a listagem completa das praias com Qualidade de Ouro:

Comentários

pub