A União Europeia no Algarve: quantos exemplos consegue encontrar?

Sabia que a Universidade do Algarve é parceira de um projeto que visa identificar e fortalecer as PME mediterrânicas no […]

Sabia que a Universidade do Algarve é parceira de um projeto que visa identificar e fortalecer as PME mediterrânicas no domínio das casas inteligentes e ecológicas? Um projeto que vai contribuir para uma vida mais autónoma e mais ativa da população idosa. Apoiado pela União Europeia (UE).
Já conhece a Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve? Um projeto de investigação que vai desenvolver novas medidas preventivas que reduzam o risco de contaminação da fruta. Também apoiado pela UE.
Estes são apenas dois dos muitos projetos que recebem financiamento da política regional da União Europeia no Algarve.

Faço minhas as palavras do Comissário Carlos Moedas: “a UE não são os edifícios em Bruxelas, nem documentos abstratos. A UE faz parte da nossa vida, nas nossas escolas, hospitais e museus, no conhecimento que criamos, nas empresas que inovam e empregam, nos programas de formação ao longo da vida; todos os dias”.

E um dos instrumentos que diariamente faz a diferença em cada uma das nossas regiões, em concreto no Algarve, são os vários fundos estruturais e de investimento que, completados por programas como o Horizonte 2020 e o Plano de Investimento para a Europa, investem em projetos que transversalmente contribuem para o crescimento económico sustentável e uma sociedade cada vez mais justa e solidária.

Porque a UE está bem presente na vida dos algarvios, mas nem sempre de forma visível e reconhecida, a Comissão Europeia convida todos a encontrarem exemplos que comprovem o quanto está “A Europa na Minha Região” (“Europe in my region“).

E podem participar de quatro formas diferentes para descobrir e dar a conhecer mais sobre os inúmeros projetos apoiados pela UE nesta região: jornadas de portas abertas de projetos, uma caça ao tesouro (2 de Maio a 14 de Junho), um concurso de fotografia e um concurso de blogues (os dois últimos decorrem até 28 de Agosto).

Abrem-se oportunidades para o público visitar projetos, perceber o impacto nas suas vidas, podendo depois partilhar a sua experiência e, assim, fortalecer a consciência de todos os cidadãos para o impacto e vantagens do apoio dos fundos europeus. E como estes têm contribuído de forma clara para uma melhor qualidade de vida de todos os cidadãos, reduzindo as disparidades entre as regiões europeias.

Se compararmos o Portugal de 1986 (data da adesão à CEE) ao país de hoje, a melhoria é exponencial em áreas tão determinantes como a mortalidade Infantil, o analfabetismo, o abastecimento de água potável ou as acessibilidades.

Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer, cada vez mais virado para a sociedade do conhecimento, para a tecnologia, a sustentabilidade, a cidadania e a inovação.

Ao longo dos anos, centenas de milhar de projetos por toda a UE beneficiaram de investimento através dos programas da política regional.

O seu principal objetivo passa por estimular o crescimento económico de todas as regiões e, de forma solidária e ativa, presta mais apoio às menos desenvolvidas.

Portugal foi e continua a ser um dos países que mais beneficia dos vários Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia. Estes fundos da UE abraçam projetos por todo o país e abrangem muitos setores: desde as estradas à extensão de linhas de metro, escolas, hospitais, museus, piscinas e outros equipamentos desportivos, redes de banda larga, unidades fabris, estimulo à investigação e à empregabilidade… e a lista continua.

Podemos afirmar, assim, que todos os portugueses interagem com e usufruem de projetos financiados por fundos europeus no seu dia-a-dia. Descubra e partilhe alguns perto de si. Porque a Europa é parte do seu Algarve.

 

Como participar?

>>Jornadas de portas abertas de projetos: existem 19 iniciativas em Portugal. Estas consistem numa sessão pública sobre dado projeto em certas regiões – Norte, Centro, Litoral e Lisboa e Vale do Tejo.
Descubra qual a sessão mais próxima da sua região através do seguinte link: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/#events

>>Caça ao tesouro: Consiste num jogo online em que tem de identificar o número de países representados numa imagem e dar a sua resposta na Internet através do seguinte link: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/projecthunt/

>>Concurso de fotografia: Consiste na partilha de fotos em que demonstre como os investimentos da UE estão a ser utilizados onde quer que viva, trabalhe ou viaje.
O prémio consiste Ganhar numa viagem dupla a Bruxelas e na participação num workshop de fotografia em Outubro de 2017.
Participação através da página de Facebook da European Commission: https://www.facebook.com/EuropeanCommission/app/386310531430573/

>>Concurso de blogues: Até 27 de junho, escreva uma publicação num blogue, em qualquer língua, sobre qualquer projeto financiado pela UE e poderá ser um dos quatro vencedores convidados para a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios em outubro de 2017.
http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/blogging/

 

Para mais informações:

Projeto regional do Mediterrâneo irá desenvolver uma vida autónoma para as gerações mais velhas: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/projects/portugal/regional-mediterranean-project-to-develop-independent-living-of-the-older-generations

Projetos Aprovados – Algarve 2020: https://algarve2020.pt/info/projetos-aprovados

Campanha Europe in My Region 2017: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/policy/communication/euinmyregion/#events

Política Regional em cada país: http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/

 

Autora: Sofia Colares Alves é chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Comentários

pub