A comunicação visual pode fazer toda a diferença para uma empresa

O número crescente de empresas concorrentes e consumidores cada vez mais exigentes torna os mercados cada vez mais competitivos, aumentando […]

O número crescente de empresas concorrentes e consumidores cada vez mais exigentes torna os mercados cada vez mais competitivos, aumentando a necessidade de diferenciação por parte das empresas, além da qualidade dos seus produtos e serviços.

Mesmo assim, podemos notar que há pequenos negócios que vão sobressaindo no mercado, quase tanto quanto as grandes empresas. Que se distinguem através de diversas abordagens, como a utilização inteligente do humor, assim como de vários canais de divulgação, dos quais se destaca a Internet com o seu potencial viral.

Não são só os pequenos negócios que recorrem ao humor. A francesa Conforama, no dia da abertura da nova loja IKEA, em Loulé, que reduziu o preço de alguns de seus produtos e anunciou-o com a frase: “Com estes trunfos, não perde nem à sueca!”

Entre as empresas que mais se destacam no mercado, podemos encontrar as que colocam o design no centro da sua estratégia de comunicação.

E é isso que a maior parte dos empresários ainda não perceberam. Não adianta passarem todo o tempo a queixarem-se da concorrência e a dizerem que o negócio vai mal. Ao invés disso, o mais correto é investir na imagem e na comunicação dos seus negócios e realçar o que neles há de melhor e o que os diferencia da concorrência, determinando o seu posicionamento no mercado.

Empresas que possuem uma comunicação gráfica moderna e padronizada, consistente e adaptada ao mercado, posicionam-se à frente na disputa por novos clientes.

Atualmente, ainda existe quem duvide da importância do design para estimular o consumidor, atraí-lo e levá-lo à ação e, com isso, vender mais. Contudo, o design está presente em tudo, desde a conceção de um produto, nos seus materiais, em sua ergonomia e usabilidade e, principalmente, na sua identidade visual.

Tudo comunica. Desde o logotipo, a tipografia e cores adequadas, o aspeto da fachada, letreiros e vitrines, a iluminação e mobiliário até ao material gráfico.

Quando estiver a pensar no sucesso do seu negócio, pense também na importância, fundamental, do seu material de comunicação, seja ele impresso, como em flyers e publicidade em revistas, seja digital, como o design de websites, vídeos e outros.

O objetivo é ter todos os elementos da sua identidade visual padronizados, determinando o seu posicionamento, realçando os seus diferenciais e a oferta de valor de seus produtos e serviços.

As empresas que investem em Design e Comunicação Visual estão a garantir mais visibilidade nas peças de divulgação de seus negócios aumentando a identificação de sua marca pelo seu público alvo, conferindo-lhe mais notoriedade.

Com a concorrência a aumentar de dia para dia no mercado, as empresas que não se preocuparem com a comunicação visual dos seus negócios correm o sério risco de serem ignoradas pelo seu público-alvo e ultrapassadas na corrida por mais vendas.

 

Autora: Deize Serrano, Designer Gráfica e de Comunicação | CNERGIA

Comentários

pub