VRSA tem nova equipa de ciclismo liderada pelo “filho da terra” Amaro Antunes

O Clube Ciclismo Amaro Antunes é a nova formação velocipédica de estrada de Vila Real de Santo António e foi […]

O Clube Ciclismo Amaro Antunes é a nova formação velocipédica de estrada de Vila Real de Santo António e foi apresentada na passada sexta-feira, dia 31 de Março. O projeto é liderado por Amaro Antunes, natural de VRSA e corredor profissional.

Um dos objetivos do clube é «apostar na formação das camadas jovens, sendo prioridade a constituição de uma escola», diz a Câmara de Vila Real de Santo António.

Ainda assim, por agora, a equipa arranca com o plantel sénior – na vertente de ciclismo de competição amador -, que terá, nesta fase inicial, «cerca de uma dezena de corredores», diz a autarquia.

«O município de Vila Real de Santo António será um dos patrocinadores e impulsionadores do Clube de Ciclismo Amaro Antunes, que pretende reativar a modalidade no concelho e dar resposta ao elevado número de praticantes», diz a Câmara de VRSA.

Para Amaro Antunes, presidente do clube, «a constituição deste projeto é o resultado de um sonho antigo que, graças à colaboração e ao empenho de vários amigos e patrocinadores, se tornou possível».

Por outro lado, Conceição Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, disse, na apresentação, que «a criação deste novo clube devolve o ciclismo de estrada ao concelho».

«Enquanto escola de formação semeará os frutos para desenvolver a modalidade e mostrar que o desporto está bem vivo em VRSA, acrescentou.

Nesta época, o plantel sénior participará em competições, como granfondos e contrarrelógios por equipas, estando o foco principal na Taça do Algarve de Ciclismo, que integra cinco provas, pontuáveis para a classificação geral deste troféu.

Amaro Antunes (Manuel Antunes Amaro) é um ciclista português, de 26 anos, nascido a 27 de Novembro de 1990. Enquanto corredor, é conhecido por ser trepador. No contrarrelógio, tem vindo a dar sinais de que pode ser um ciclista cada vez mais consistente.

Amaro Antunes começou a sua carreira desportiva a nível profissional, em 2011, na equipa “LA Antarte Rota dos Móveis”. Em 2012 esteve na equipa “Carmim/Prio”, ao passo que em 2013 ingressou no projeto internacional Flaminia Fondriest. Em 2014, devido ao fim da equipa italiana, regressou a Portugal para o “Banco BIC Carmim Tavira”.

Em 2015, retornou à equipa onde havia começado a sua carreira profissional: “a LA Alumínios Antarte”, onde permanece.

Apesar da jovem idade, o ciclista já participou em provas nacionais e internacionais, onde conquistou algumas vitórias, como a de este ano na última etapa da Volta ao Algarve.

Comentários

pub