Vítor Aleixo eleito presidente de rede para a adaptação às alterações climáticas

Vítor Aleixo foi eleito como o primeiro presidente do Conselho Coordenador da Rede de Municípios para a Adaptação Local às […]

Vítor Aleixo foi eleito como o primeiro presidente do Conselho Coordenador da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, na sexta-feira, dia 31 de Março, em Guimarães.

O órgão desta plataforma criada no final de 2016 para o qual o presidente da Câmara de Loulé foi eleito vai «assegurar a representação externa da rede e definir as melhores estratégias a prosseguir para a concretização da missão e dos objetivos», segundo a Câmara de Loulé. A autarquia algarvia integrará, igualmente, o Secretariado de Gestão.

Durante a reunião também foi eleito o Conselho Geral, presidido por Guimarães, e aprovado o Programa de Ação 2017-2019.

A principal missão desta rede é a de «aumentar a capacidade dos municípios portugueses de incorporar a adaptação às alterações climáticas nas suas políticas, nos seus instrumentos de planeamento e nas suas intervenções locais».

Isto passa por «promover a troca de conhecimento e experiências entre municípios, instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico, as empresas e o tecido associativo, fortalecendo as práticas em curso e o desenvolvimento de soluções inovadoras, alargando as experiências de adaptação local a mais municípios».

A plataforma pretende, igualmente, «promover as relações de cooperação internacional com outras redes e estruturas, contribuir para a adoção de políticas, programas e medidas facilitadoras da adaptação ao nível local e na criação de instrumentos de financiamento que apoiem a implementação de estratégias municipais», entre outras metas.

Na apresentação que fez das principais motivações de Loulé para liderar esta rede, Vítor Aleixo salientou as «iniciativas relacionadas com a promoção da Adaptação às Alterações Climáticas que a Câmara irá promover até ao final do ano, com destaque para a Conferência Internacional sobre Alterações Climáticas, a realizar a 7 de Abril, e o encontro com jornalistas nacionais e internacionais sobre esta matéria, em Junho».

O presidente da Câmara de Loulé tem abraçado a causa da adaptação às alterações climáticas, através de projetos implementados no concelho, mas também ao marcar presença em eventos internacionais relacionados com o tema, como a Cimeira “Climate Chance 2016”, que decorreu em Nantes, França, durante a qual Vítor Aleixo apresentou a experiência do município de Loulé.

Comentários

pub