Visita guiada vai dar a conhecer o Cerro do Castelo do Alferce

Um passeio pedestre e visita guiada ao Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo do Alferce, no dia 23 de Abril, […]

Restos de construções no Castelo de Alferce

Um passeio pedestre e visita guiada ao Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo do Alferce, no dia 23 de Abril, com concentração dos participantes, às 9h00, no heliporto de Monchique, e uma palestra sobre “A Idade do Ferro e a escrita do Sudoeste na serra entre o Baixo Alentejo e o Algarve”, no mesmo dia, às 16h00, no salão da Caixa Agrícola de Monchique, realizam-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A visita guiada será da responsabilidade do arqueólogo Fábio Capela, e também haverá concentração de participantes, às 9h30, na Igreja Matriz de Alferce e, às 10h30, no sopé do Sítio Arqueológico do Alferce.

Já a palestra, da autoria de Pedro Barros, do projeto Estela, contará ainda com uma oficina pedagógica que pretende explicar as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, para que o público possa “escrever” o seu nome ou outras palavras, usando os signos da escrita, fazendo a sua equivalência.

Estas iniciativas têm a organização do Município de Monchique e da Associação “O Monchiqueiro” – Grupo de Dinamização Cultural.

Comentários

pub