Universitários queriam Juan Mágan na Semana Académica e a AAUAlg fez-lhes a vontade

Uma «aposta clara no artista internacional», o espanhol Juan Mágan, que trará com ele um «estilo musical que nunca tinha […]

Uma «aposta clara no artista internacional», o espanhol Juan Mágan, que trará com ele um «estilo musical que nunca tinha passado na  Semana Académica da Universidade do Algarve e que os estudantes queriam bastante» é, para o presidente da Associação Académica da UAlg Rodrigo Teixeira, a caraterística que irá marcar a próxima edição do evento, que se realizará entre os dias 4 e 13 de Maio, junto ao Complexo Desportivo da Penha, em Faro.

O programa da festa dos universitários algarvios também inclui muitos artistas “em alta” no panorama musical nacional, embora o orçamento se mantenha «sensivelmente o mesmo do ano passado», a rondar «o meio milhão de euros». A Associação Académica da UAlg, que organiza o evento, manteve o nível de investimento, em relação a 2016, mas entre a renegociação de contratos com fornecedores e a conversão de um azar – o cancelamento do último dia da última edição do evento – em benefício, conseguiu montar um cartaz que enche as medidas dos universitários.

Pelo menos, foi isso que indicou a reação dos muitos estudantes da UAlg que fizeram questão de marcar presença na apresentação oficial do cartaz da SA de 2017, que decorreu ontem, dia 6 de Abril, na loja FNAC do Fórum Algarve, em Faro, mas também ao artigo que o Sul Informação lançou logo após a apresentação.

Os jovens presentes aplaudiram muitos dos artistas que iam sendo anunciados, mas houve alguns nomes acolhidos de forma muito efusiva, com autênticas explosões após os anúncios de Juan Mágan, Matias Damásio, Piruka,  Diogo Piçarra, Putzgrilla, DJ Ride, da cantora popular Rosinha e de Áurea, cujo concerto cancelado no último dia da Semana Académica de 2016, devido às condições climatéricas, foi reagendado para 6 de Maio.

«Na altura da minha tomada de posse para este mandato, disse ao Sul Informação que a AAUAlg não podia ficar prejudicada por esta situação. Assim, a Áurea assegura a sua presença nesta SA, tendo nós apenas de pagar as despesas de deslocação e alojamento. Já a questão do DJ Fresh [que entretanto terminou a carreira por motivos de saúde] será negociada com a agência internacional de DJ», revelou.

A memória dos últimos dias da SA do ano passado ainda está bem marcada na mente do presidente da AAUAlg Rodrigo Teixeira, que já liderava a associação há um ano. A organização viu-se obrigada a cancelar o último dia de evento, devido à chuva forte, situação que abalou as contas da Semana Académica, que ainda assim andou próximo do ponto de equilíbrio, a nível financeiro. Mas a má experiência também serviu para que a eventualidade de mau tempo seja encarada de outra forma pela AAUAlg.

«Nós estivemos a estudar várias possibilidades. Algumas não foi possível executar, porque iriam encarecer muito o orçamento, mas de qualquer forma estaremos bem mais atentos em relação a uma situação que em 31 anos de Semana Académica só tinha acontecido uma vez. A nossa equipa estará mais alerta e terá mais meios para fazer face a qualquer situação», assegurou.

Tendo em conta que a brita que foi colocada no ano passado no «País das Maravilhas», o recinto da festa, e que «permitiu estar aberto na sexta-feira», ainda «lá está», a colocação deste material no chão é uma das possibilidades. «Também poderão ser feitas outras intervenções no recinto, nomeadamente para escoamento de água, quando necessário. As soluções estão a ser discutidas com a Câmara de Faro, que nos ajuda com a logística do evento», acrescentou.

Na edição deste ano da Semana Académica, destaque, ainda, para a realização da Benção das Pastas no primeiro sábado de Semana Académica, em vez do último, como é tradição. Mudança que está ligada à vinda do Papa Francisco a Fátima nesse fim-de-semana. «Não tivemos outra opção. A 13 de Maio, o Papa vem a Portugal e isso impossibilita que estejam representantes da Igreja presentes e seria impraticável», explicou Rodrigo Teixeira. Por outro lado, há o regresso ao Estádio de São Luís, que o presidente da AAUAlg saúda.

Ainda nas tradicionais iniciativas que acontecem durante o dia e, em grande parte, fora do País das Maravilhas, destaque para o Rally das Tascas, que se realizará na terça-feira, dia 9 de Maio, e que terá «uma vertente cultural», ligada ao património da cidade. O Desfile Académico (segunda-feira) e o Faro Sénior e Júnior (quarta e quinta-feira, respetivamente) completam o programa diurno da SA.

A apresentação oficial do cartaz serviu para dar a conhecer, em primeira-mão, os artistas que estarão em Faro, dentro de cerca de um mês, mas também foi aproveitada pelo reitor da UAlg António Branco e pelo vice-presidente da Câmara de Faro Paulo Santos para fazer um apelo à contenção daqueles que visitam o evento, nomeadamente quando estão fora do recinto da festa.

«Esta é uma semana de celebração, de alegria e de festa. Evitem excessos e tudo o que vos faça perder o controlo sobre vocês e sobre o que estão a viver. Respeitem a cidade e os outros habitantes de Faro», apelou António Branco.

Já Paulo Santos salientou que este é «o principal momento em que os estudantes da UAlg saem de dentro de muros e se envolvem na cidade», e pediu que, «sobretudo quando estão a voltar a casa, respeitem os moradores e a cidade». «Faro também saberá respeitar os estudantes, como o tem feito ao longo dos anos», acrescentou.

O diretor regional do IPDJ Custódio Moreno, também presente na apresentação do cartaz, considerou, por seu lado, que o apoio dado pela entidade que dirige ao evento é plenamente justificado. «O nosso humilde apoio à Semana Académica é um grande investimento, não é uma despesa», concluiu.

Comentários

pub