Tochas Floridas voltam às ruas de São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa (com vídeo)

As tochas floridas, os tapetes de flores e os gritos de “Aleluia” vão regressar às ruas de São Brás de […]

As tochas floridas, os tapetes de flores e os gritos de “Aleluia” vão regressar às ruas de São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa, dia 16 de Abril, na Procissão da Ressureição, que tem início marcado para as 11h00.

A Festa das Tochas Floridas é, segundo explica a Câmara de São Brás de Alportel, «o ponto alto das festividades desta época no concelho algarvio».

A autarquia explica que «esta secular manifestação de fé continua a ser protagonizada por homens que empunham tochas de flores, num percurso delineado por um maravilhoso tapete de flores, construído durante a noite pela comunidade local».

Depois de dias a colher flores nos campos, «os munícipes reúnem-se durante a madrugada de Domingo de Páscoa para ornamentar as ruas que definem o caminho por onde vai passar a Procissão, dando asas à criatividade, dedicação e perseverança, um contributo imprescindível para manter acesa a tradição da Páscoa no concelho são-brasense», acrescenta a autarquia.

São Brás de Alportel diz estar a preparar-se «para receber os milhares de turistas que visitam o concelho nesta data especial, bem como os muitos filhos da terra que retornam a casa para visitar a família».

Apesar de a Procissão da Aleluia estar marcada para as 11h00, depois da Eucaristia da Ressurreição, a Festa das Tochas Floridas «prossegue durante todo o dia».

Desde a manhã, no Largo de São Sebastião, pode ser visitado o Encontro de Sabores com as tentações desta quadra festiva. No Adro da Igreja, simultaneamente encontram-se artes e Oficios tradicionais.

A partir das 15h30, haverá uma Tarde Cultural com petiscos, música portuguesa e os resultados dos concursos dos Jogos Florais e das Tochas.

A animação musical da tarde fica a cargo do grupo “Os Mocês Marafados”, Rancho Folclórico da Velha Guarda e Sérgio Rossi.

A Festa das Tochas Floridas tem entrada livre e é uma organização da Associação Cultural Sambrasense, Câmara Municipal e Paróquia de São Brás de Alportel e tem o apoio da e da Junta Freguesia.

 

Veja aqui como foi a Festa das Tochas Floridas em 2016:

Comentários

pub