Teresa Gamito e José de Sousa Uva dão nome a ruas de São Brás de Alportel

Teresa Júdice Gamito e José de Sousa Uva Júnior deram o seu nome a ruas de São Brás de Alportel. […]

Teresa Júdice Gamito e José de Sousa Uva Júnior deram o seu nome a ruas de São Brás de Alportel. A Câmara são-brasense aproveitou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios para fazer a apresentação pública das novas designações toponímicas de duas artérias da vila,  homenagens a «dois ilustres algarvios», que foram acompanhadas pelos respetivos familiares.

Teresa Júdice Gamito, que se notabilizou pelo seu percurso profissional e académico na área da arqueologia, dá agora nome ao arruamento situado a sul do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, «evocando a importante participação da arqueóloga e investigadora nos estudos que permitiram conhecer melhor o ex-libris arqueológico de São Brás de Alportel: a “Calçadinha”», segundo a autarquia.

Licenciada em Filologia Germânica e Doutorada em Pré-História e Arqueologia, Teresa Gamito foi docente na Universidade do Algarve de 1982 até 2006, tendo sido a primeira mulher portuguesa catedrática em Arqueologia.

«Os seus interesses científicos incidiram desde sempre nas áreas da cultura, tecnologia e na vida da região mediterrânica. No Algarve, foi responsável por algumas das principais escavações arqueológicas que permitiram conhecer melhor os povos que por aqui passaram, com um contributo fundamental para o conhecimento da história do concelho», acrescentou a Câmara de São Brás de Alportel.

A autarquia salientou, ainda, que Teresa Gamito dá nome a uma rua inserida numa zona em que a toponímia é dedicada a arqueólogos, juntando-se a Estácio da Veiga e Leite de Vasconcelos.

José de Sousa Uva Júnior, por sua vez, foi homenageado com a atribuição do seu nome à nova via transversal à Rua António R. Silva (que evoca o benemérito são-brasense que legou ao concelho a antiga Escola da Órfãs, que depois acolheu o Colégio de São Brás), localizada bem perto de uma escola do 1º ciclo.

Uma escolha ligada ao facto do homenageado ter sido o antigo subdiretor da Escola Tomás Cabreira, de Faro (entre 1939 e 1943), vice-presidente da Junta Geral do Distrito de Faro e procurador, pelo Ensino Técnico, ao Conselho Provincial do Algarve.

«Professor e poeta, natural de São Brás de Alportel, José de Sousa Uva Júnior também era compositor, muito bem-humorado, guardando no seu coração um lugar especial para a sua terra natal, que descrevia, segundo declarações do filho mais novo, João de Sousa Uva, como “a minha ditosa pátria, sempre amada”», segundo a autarquia são-brasense.

Comentários

pub