Tavira recebe marcha contra os maus tratos na infância e juventude

Tavira vai acolher uma marcha distrital para a prevenção dos maus tratos na infância e juventude, no dia 30 de […]

Tavira vai acolher uma marcha distrital para a prevenção dos maus tratos na infância e juventude, no dia 30 de Abril, com a partida marcada para as 10h00, na Praça da República.

Esta ação integra a campanha de consciencialização da comunidade e da família para os direitos das crianças e dos jovens Laço Azul, que tem vindo a decorrer durante o mês de Abril.

«A campanha Laço Azul (BlueRibbon) surgiu, em 1989, na Virgínia, nos Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o intuito de suscitar a curiosidade. A história que Bonnie contou foi trágica e revelou os maus tratos exercidos sobre os seus netos. O azul simboliza a cor das lesões e deverá servir como um lembrete para a defesa dos mais desprotegidos», segundo a Câmara de Tavira.

Uma ação que começou por ser a homenagem de uma avó aos netos, mas que depressa se expandiu. Atualmente, «muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de Abril, em memória daqueles que morreram como resultado de abuso infantil e como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência».

Esta marcha está inserida no calendário regional do Algarve 2016/2017. É organizada pelo Município de Tavira, com a colaboração da Oficina do Barrocal e parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Comentários

pub