Stress vai ser combatido em Castro Marim

O programa de combate ao stress foi apresentado no dia 12 de Abril, em Castro Marim, e arranca já esta […]

O programa de combate ao stress foi apresentado no dia 12 de Abril, em Castro Marim, e arranca já esta quarta-feira, dia 19, às 21h00, na Biblioteca Municipal daquela localidade.

Na apresentação da iniciativa esteve presente o doutor Hector Ricardo Ojunian, onde garantiu que «são os fatores emocionais os responsáveis por cerca de 60% das doenças que chegam aos gabinetes dos médicos».

«60% das doenças são psicossomáticas», disse. «Levantar o histórico de vida emocional do indivíduo, segundo o médico e professor universitário, e com mestrado em saúde coletiva, pode explicar a origem de algumas doenças».

«Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, é um inovador. Se existissem mais programas como este e outros aqui promovidos – combate à obesidade e combate ao tabagismo – , programas com uma visão humanista, onde se resgata a escuta ativa dos clínicos, as salas de espera dos hospitais e clínicas estariam muito menos cheias», considerou o médico.

Aos presentes Hector Ojunian deixou alguns alertas, como «evitar conflitos», assegurando que a ideia da mudança pode assustar, mas, em psicologia, a repetição «é a morte».

Para se inscrever neste programa deverá contactar a Câmara Municipal de Castro Marim através dos números 281 510 754 / 927 246 386.

Comentários

pub