Spin-off da UAlg que produz semente de ostra portuguesa premiada nos Excellens Mare 2017

A maternidade de ostra portuguesa Mirabilis, uma empresa spin-off da Universidade do Algarve, foi distinguida com o Diploma Revelação Azul, […]

A maternidade de ostra portuguesa Mirabilis, uma empresa spin-off da Universidade do Algarve, foi distinguida com o Diploma Revelação Azul, na categoria de Empreendedorismo, nos Prémios Excellens Mare 2017. O projeto é dinamizado pelos jovens empreendedores Márcia Santos e Maurício Namora, licenciados em Biologia Marinha pela Universidade algarvia.

A UAlg está intimamente ligada à Mirabilis, não só pelo facto dos seus promotores serem alumni (antigos alunos) da universidade, mas também porque foi através do concurso “Ideias em Caixa 2013”, promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, que esta ideia ganhou forma. O então chamado projeto Angulata (Agora, este é o nome da marca de semente de ostra portuguesa da Mirabilis) foi, de resto, o vencedor dessa edição do concurso.

Atualmente, Márcia Santos e Maurício Namora estão já a desenvolver um projeto-piloto de produção de semente de ostra portuguesa em instalações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entidade com a qual estabeleceram uma parceria.

Numa entrevista ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve, no final de 2016, os jovens empreendedores consideraram que a sua empresa «vem colmatar uma falha muito grande no setor da ostricultura nacional, que está dependente de semente de ostra do mercado externo, já que não existem em Portugal maternidades».

«A maior parte da semente de ostra que é introduzida nos sistemas de cultivo vem do mercado francês. Também há uma pequena parte que vem de bancos naturais, mas eles também escasseiam», resumiu, na altura, Maurício Namora. No caso da ostra portuguesa, os bancos naturais que ainda existem «estão concentrados em apenas três sítios», o que torna «muito difícil aos produtores de ostra terem acesso a semente no mercado nacional, e ainda mais da variedade portuguesa».

A PwC Portugal, responsável pela atribuição dos prémios Excellens Mare, também viu potencial no projeto, atribuindo-lhe uma distinção. Estes galardões visam «reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que desempenhem ou tenham desempenhado um papel fundamental na implementação de uma visão integrada de desenvolvimento económico sustentável das atividades do Mar ou com impacto positivo e transversal em setores importantes da economia do mar», segundo a Universidade do Algarve.

Comentários

pub