Semana Europeia da Juventude comemora-se com palestras e tertúlia em Faro

Uma sessão de informação e debate sobre programas europeus na área da juventude e do desporto para dirigentes e técnicos […]

Uma sessão de informação e debate sobre programas europeus na área da juventude e do desporto para dirigentes e técnicos associativos, no dia 4 de Maio, às 18h00, e uma tertúlia sobre voluntariado juvenil europeu, dia 5, à mesma hora, são duas das iniciativas da Semana Europeia da Juventude, com o tema “O teu projeto, a tua Europa: Constrói, Vive, Participa”, na delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

E se o “Café Europa – tertúlia sobre voluntariado juvenil europeu” pretende reunir atuais e ex-voluntários SVE – Serviço Voluntário Europeu com o objetivo de motivar outros jovens a integrar programas europeus na área do voluntariado, a sessão sobre programas europeus na área da juventude e desporto quer «promover a partilha de boas práticas e promover a reflexão sobre como os programas europeus podem contribuir para o desenvolvimento do movimento associativo da região», diz o IPDJ.

Além destas iniciativas também haverá a inauguração do “Espaço Ler Europa”, na loja “Ponto Já” de Faro, no dia 3 de Maio, às 15h00.

Nesta espaço poderá ser consultada documentação e informação sobre assuntos europeus com interesse para jovens com colaboração do Bookshop da Comissão Europeia.

No dia 4, às 10h00, haverá, por sua vez, a atividade Youth Lab “O teu projeto, a tua Europa: Constrói, Vive, Participa”, baseada no formato dos Idea Labs, onde se pretende, através de metodologias de educação não-formal, permitir aos jovens a reflexão sobre problemáticas europeias como os cinco cenários de futuro do Livro Branco.

Por fim, no dia 5, às 10h00, também baseada no formato dos Idea Labs, haverá a atividade Youth Lab: “Ser jovem! Ser Voluntário”, onde a ideia é, através de metodologias de educação não-formal e com a participação de atuais ou antigos voluntários SVE, permitir aos jovens a reflexão sobre a temática do voluntariado.

Os interessados em participar, individualmente ou em grupo, nestas iniciativas podem obter mais informações na Direção Regional do Algarve do IPDJ, na Rua da PSP, em Faro, através do telefone 289 891 820 ou do e-mail [email protected].

Para estas iniciativas o IPDJ associou-se à Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, em parceria com o Centro Europe Direct do Algarve, com o movimento associativo da região e com os estabelecimentos de ensino da cidade.

A Semana Europeia da Juventude é um evento da Comissão Europeia, que a cada dois anos agrega os 33 países envolvidos na execução do programa Erasmus+ em atividades dirigidas aos jovens, pretende promover os valores europeus.

Em Portugal, entre 2 e 7 de Maio deste ano, a Semana Europeia da Juventude será celebrada através da realização de inúmeras iniciativas, desde o Norte até ao Sul, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da ligação dos jovens portugueses com a Europa vai ficar ainda mais forte.

Comentários

pub