Semana dedicada à Ria Formosa tem exposições, “peddy-papers” e ações de limpeza

Uma ação de limpeza, no dia 3 de Maio, às 10h00, no Cais Comercial de Faro, a inauguração da exposição […]

Uma ação de limpeza, no dia 3 de Maio, às 10h00, no Cais Comercial de Faro, a inauguração da exposição “O Ciclo de Vida do Camaleão”, no dia 2, às 17h30, no Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão, e uma caminhada, desde da Praça de República, em Tavira, até às Quatro Águas, no dia 5, às 10h00, são algumas das atividades da “Semana da Ria Formosa”, dedicada às escolas de Faro, Loulé, Tavira, Olhão e Vila Real de Santo António, a realizar-se de 2 a 6 de Maio.

A juntar a isto há, ainda, por exemplo, um passeio na Ria, com interpretação da natureza, no dia 4, às 14h30, na Quinta do Lago, ou o peddy-paper “À descoberta de Cacela Velha”, às 10h00, também do dia 4.

A ideia da “Semana da Ria Formosa” «partiu da vontade e união de várias entidades com preocupações ligadas ao meio ambiente, com arranque a 2 de Fevereiro de 2016, data de assinatura do protocolo entre a empresa Águas do Algarve [AdA], o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e várias outras entidades», explica a AdA.

E se, no ano passado, a iniciativa contou com a adesão de «cerca de 1600 participantes», este ano «esperamos poder superar este número», acrescenta a empresa.

Tendo em conta a área de intervenção do projeto, e que a Ria Formosa tem a maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo, esta espécie foi selecionada para ser a imagem na divulgação da “Semana da Ria Formosa”.

Este projeto visa, assim, «promover a partilha pedagógica de experiências e, em simultâneo, o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais deste território», diz a Águas do Algarve.

Além das propostas de atividades, as escolas podem desenvolver iniciativas dentro de portas. Por exemplo: trabalhos sobre a Ria Formosa, com a sua divulgação a poder ser feita «através de pequenos debates, powerpoints, exposições, percursos pedestres».

Para consultar o programa completo clique aqui.

Comentários

pub