Seis aldeias algarvias estão mais perto de serem consideradas Maravilhas de Portugal

Cachopo, no concelho de Tavira, e Paderne (Albufeira), na categoria “Aldeias Rurais”, Ferragudo (Lagoa) e Estoi (Faro), na de “Aldeias […]

Paderne

Cachopo, no concelho de Tavira, e Paderne (Albufeira), na categoria “Aldeias Rurais”, Ferragudo (Lagoa) e Estoi (Faro), na de “Aldeias Monumento”, Alte (Loulé), em “Aldeias Autênticas”, e ainda Bordeira (Aljezur), em “Aldeias em Áreas Protegidas”, são as seis localidades do Algarve que acabam de ser selecionadas, esta sexta-feira, dia 7, como pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas de Portugal Aldeias”.

O anúncio foi feito hoje numa cerimónia na aldeia da Pena, em São Pedro do Sul.

Da parte de Paderne, este processo de candidatura foi apresentado e coordenado pela Câmara de Albufeira de forma «entusiasta», conforme refere Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira. Para o edil, «Paderne, pelo seu património, pela sua riqueza cultural, pelas suas gentes, é uma terra que merece estar neste grupo».

Para chegar a este ponto, as localidades foram selecionadas, num total de 332, por um painel de 49 especialistas, sendo o próximo passo a votação pública que arranca a 9 de Julho e decorre até 20 de Agosto, durante sete galas a emitir pela RTP.

Seguem-se, depois, duas semanas de votação para as 14 finalistas. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias acontecerá a 3 de Setembro, ao serem eleitas sete localidades, em outras tantas categorias, como vencedoras.

A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do ministro Adjunto, do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra e Associação Portugal Genial.

 

Conheça aqui as aldeias algarvias selecionadas:

Comentários

pub